Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Método amplia formas de análise da água para consumo


24/03/2010

Compartilhar:

Método amplia formas de análise da água para consumo

O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), Antonio Duarte e Valmir Laurentino, amplia as possibilidades de análise com a pesquisa de parasitos na água. Desenvolvido nos municípios de Angra dos Reis e Paraty, nas tribos indígenas guarani, a pesquisa complementa a vigilância da qualidade da água convencionalmente estabelecida por meio da análise físicoquímica e microbiológica. A ideia é expandir a metodologia e aplicá-la na análise da água para consumo humano em diversas regiões.

"Normalmente, o trabalho dos órgãos responsáveis pela qualidade da água consiste em uma análise físicoquímica e microbiológica. O nosso, desenvolvido em parceria com a UFF e a Funasa, investiga a possibilidade de contaminação da água com formas evolutivas de helmintos e protozoários por meio de exames parasitológicos e imunológicos, que permitem a pesquisa de antígenos de criptosporídeos, amebas e giardias", afirma Duarte.

Vale lembrar que o relatório emitido pelo Programa do Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep) na segunda-feira (22/3), Dia Mundial da Água, revelou que aumentou no mundo o número de mortes relacionadas à água poluída e contaminada.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar