Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mesa redonda online “Cruzando fronteiras da informação: como envolver a população no combate a epidemias?” (21/10 às 16h)


20/10/2021

Fundação Oswaldo Cruz

Compartilhar:

Amanhã, dia 21 de outubro, às 16h, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) realiza uma mesa redonda online e gratuita com o tema “Cruzando fronteiras da informação: como envolver a população no combate às epidemias?”.

O evento tem como objetivo debater o papel social da disseminação de informações geradas pelas plataformas de análises de dados abertos, destacando os potenciais, as fragilidades e os efeitos da informação e da vigilância no contexto da Covid-19.

Participam da mesa redonda a matemática e pesquisadora em modelagem, Juliane Fonseca (Cidacs/Fiocruz Bahia); o médico especialista em saúde, ambiente e sustentabilidade, Guilherme Franco Netto (Ministério da Saúde/Fiocruz); e o jornalista especialista em análise e visualização de dados, Marcelo Soares (Lagom Data). A mediação é da professora e pesquisadora em estatística, Nívea Bispo (UFBA/Cidacs/Fiocruz Bahia).

Aberto a todos os públicos, o evento online tem duração de duas horas (16h às 18h) e visa tratar de detalhes dos bastidores, como a construção de uma plataforma de dados para o jornalismo até as atuais estratégias de coleta e análise de informações de saúde para táticas de envolvimento da população no controle de diferentes epidemias.

“Essa mesa será uma oportunidade de falarmos de Ciência de maneira aberta à toda população com acesso à internet, para o público ouvir e também perguntar, para entendermos as visões de debatedoras e debatedores que tem perfis profissionais diversos. A informação da população pelo jornalismo é decisiva nas tomadas de decisões políticas de gestores públicos no contexto de epidemias, por isso escolhemos começar o ciclo de evento da PAMEpi com este tema”, afirma Juliane Fonseca, a líder da pesquisa.

Este primeiro webinário faz parte do ciclo de eventos de divulgação científica proposto pela Plataforma Analítica de Modelos para Epidemiologia (PAMEpi), projeto que faz parte do Grand Challenges ICODA pilot initiative, promovido pela Health Data Research UK e financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates e Fundação Minderoo.

As inscrições podem ser feitas AQUI

Voltar ao topoVoltar