Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Meningite viral no Rio de Janeiro é alvo de pesquisa


14/04/2009

Compartilhar:

Meningite viral no Rio de Janeiro é alvo de pesquisa

A necessidade de maior vigilância na identificação dos agentes etiológicos das meningites causadas por vírus no Rio de Janeiro foi apontada por um estudo desenvolvido no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Também chamadas de assépticas, na maior parte dos casos as meningites virais são causadas por vírus e são mais comuns do que as meningites de origem bacteriana. Em média, 11.500 novos casos são registrados anualmente em todo o país, segundo dados do Ministério Saúde.

"O grupo dos enterovírus, com exceção dos poliovírus, são os principais agentes etiológicos, presentes em 80% a 90% dos casos”, explica o médico infectologista Vitor Laerte Pinto Júnior, que desenvolveu o projeto no Laboratório de Enterovírus e no Laboratório de Imunofarmacologia, ambos do IOC, durante o doutorado do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto.

As meningites virais de uma forma geral são caracterizadas pela inflamação do Sistema Nervoso Central (SNC), que pode ser infectado por diferentes grupos de vírus, incluindo enterovírus, arbovírus, vírus do sarampo, adenovírus e herpesvírus. Entretanto, para a maioria dos casos não há identificação do agente etiológico, dificultando o controle da doença. Em 2006, por exemplo, dos 15.470 casos de meningite asséptica notificadas em todo o Brasil, o agente que causou a doença foi isolado em apenas 52 deles.

Leia mais no site do IOC.

Voltar ao topoVoltar