Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Meninas na Ciência: Fiocruz lança chamada interna voltada a unidades e escritórios


18/11/2021

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

Buscando incentivar e fortalecer o papel fundamental que mulheres desempenham nas áreas de pesquisas científicas e tecnológicas, a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação acaba de lançar a chamada interna “Mais meninas na Fiocruz 2022”. Seu objetivo é apoiar projetos que visem contribuir significativamente para a formação de meninas e mulheres oriundas de instituições públicas de ensino, além de incentivar as mesmas a conhecerem as áreas de atuação em CT&I em Saúde. Projetos podem ser submetidos até 19 de dezembro.

Acesse aqui a chamada interna!

A chamada é voltada a unidades técnico-científicas e escritórios regionais da instituição no sentido de estimular o desenvolvimento de ações e atividades que abarquem essa temática em âmbito nacional.

Segundo a responsável pela iniciativa, Cristina Araripe, que é coordenadora de Divulgação Científica da Fiocruz, a nova chamada representa, por várias razões, um marco histórico fundamental. "Por um lado, estamos avançando nas discussões sobre as políticas de equidade de gênero na nossa instituição e queremos estar cada vez mais alinhadas às lutas das mulheres por direitos em todo o mundo. Queremos também demonstrar de forma inequívoca que existe necessidade de respeito às diferenças de gêneros, especialmente no que concerne às meninas durante a pandemia de Covid-19, pois muitas estão sendo obrigadas a deixarem os estudos, as escolas para cuidarem das famílias. Por outro lado, temos clareza em relação ao fato de que eliminar todas as formas de discriminação nas suas interseções com raça, etnia, idade, deficiência, cultura, religião, nacionalidade, orientação sexual e identidade de gênero não é algo que se constrói de um dia para o outro. Por isso mesmo, o investimento em educação é primordial", defendeu Cristina, anunciando a chamada. 

Vale ressaltar que somente um projeto poderá ser encaminhado por cada unidade, instituto ou escritório regional da Fiocruz. Outra questão de destaque da chamada é que recomenda-se fortemente que sejam desenvolvidas atividades integradas entre unidades e escritórios. Para além disso, é necessário que as unidades envolvidas se comprometam a realizar atividades integradas em nível nacional no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro de 2022, assim como atividades em outras Unidades e Escritórios durante a semana de comemoração.

A iniciativa insere-se num conjunto de ações que a Fiocruz vem desenvolvendo para ampliar o acesso e assegurar a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia. Em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ODS/ONU), a chamada propõe-se a realização de atividades ao longo de todo o ano de 2022.

Acesse o documento e confira os detalhes da chamada.

Voltar ao topoVoltar