Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Meninas e Mulheres em Movimento para a Ciência


21/07/2023

Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

 

Ontem (19/07), a Fiocruz PE abriu as portas para o projeto “Meninas e Mulheres em Movimento para a Ciência”, iniciativa coordenada pela pesquisadora da Fiocruz PE, Tatiany Romão, em colaboração com a Casa da Mulher do Nordeste. Ao todo, 30 jovens que possuem entre 12 e 20 anos, participaram da programação. A ação visa promover o acesso e participação na ciência dessas jovens oriundas de comunidades da periferia, atendidas pela Casa da Mulher do Nordeste, organização feminista com atuações no campo e na cidade.

Além disso, a visita foi um momento para fortalecer a identidade e autonomia dessas meninas e mulheres para que elas vejam a universidade como uma possibilidade de futuro palpável, sendo a educação aliada à ciência uma engrenagem para a transformação social e fortalecimento comunitário. Para Tatiany Romão o projeto pode ser uma ponte para um ambiente científico. “Um ambiente em que essas meninas possam conhecer e ter acesso, considerando que vivem em áreas de vulnerabilidade social, tão distantes do âmbito da ciência. Além disso, é uma forma de estimular o pensar e fazer científico, para aquelas que queiram seguir a área terem a oportunidade de experienciar a vivência dentro da instituição”, comentou.

O grupo pôde visitar alguns departamentos da instituição como imunologia, virologia, microbiologia e entomologia, e tirar dúvidas sobre as diversas possibilidades de fazer ciência. “O projeto Meninas e Mulheres em Movimento para a Ciência com a Fiocruz vem dentro de uma estratégia comunitária de fortalecimento de mulheres, crianças e adolescentes para que elas tenham um norte e enxerguem a universidade como possibilidade de estratégia política, econômica e autonomia como mulheres pretas e da periferia”, disse Anabelly Brederodes, responsável de projetos Casa da Mulher do Nordeste na Região Metropolitana do Recife. 

No encontro também aconteceram palestras e para facilitar a acessibilidade das meninas à universidade, elas receberam orientações e informações adicionais do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPE) e da Diretoria de Assistência e Orientação Estudantil da UFPE, seguida de um tour no Núcleo de Plataformas Tecnológicas (NPT) da Fiocruz PE. As meninas também puderam visualizar resultados de pesquisas científicas dentro da plataforma tecnológica de microscopia e de sequenciamento da instituição. O projeto pretende ter continuidade em um segundo momento, onde as jovens trarão problemas vivenciados na comunidade e com isso, incentivá-las a pensar cientificamente em como investigar, entender e talvez solucionar os problemas que foram relatados por elas.

Confira mais em:

https://www.casadamulherdonordeste.org.br/2023/07/21/cmn-e-fiocruz-pe-se...

 

 

Voltar ao topoVoltar