Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Memórias do IOC destaca vacina brasileira contra tuberculose


14/09/2005

Compartilhar:

Memórias do Instituto Oswaldo Cruz destaca história da BCG brasileira

Considerada uma das mais eficazes e seguras vacinas contra tuberculose, a cepa brasileira BCG Moreau é um dos destaque da última edição de Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, publicação científica editada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A resenha de sete páginas conta a história da cepa, da sua chegada ao Brasil em 1925, na bagagem do médico uruguaio Julio Moreau, aos resultados obtidos com a vacinação e a mudança da administração por via oral para intradérmica.

O trabalho é assinado por Thereza Christina Benévolo-de-Andrade, do IOC, Catherine Cosgrove, do St. George's Hospital Medical School, e Renata Monteiro-Maia e Luiz Roberto R Castello-Branco, ambos da Fundação Ataulpho de Paiva. A edição traz ainda artigos sobre epidemiologia, caracterização molecular, biologia geral, estudos clínicos, atividade antibiótica, interação entre parasitas e vetores e patologia de enfermidades como hepatite C, doença de Chagas e leishmaniose visceral e cutânea, entre outras.

 Todos os artigos da publicação estão em inglês. O sumário, os resumos e os textos completos podem ser conferidos pela internet no sítio de Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.  O sítio também oferece informações sobre assinaturas.

 

Voltar ao topoVoltar