14/09/2005
Memórias do Instituto Oswaldo Cruz destaca história da BCG brasileira
Considerada uma das mais eficazes e seguras vacinas contra tuberculose, a cepa brasileira BCG Moreau é um dos destaque da última edição de Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, publicação científica editada pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC). A resenha de sete páginas conta a história da cepa, da sua chegada ao Brasil em 1925, na bagagem do médico uruguaio Julio Moreau, aos resultados obtidos com a vacinação e a mudança da administração por via oral para intradérmica.
O trabalho é assinado por Thereza Christina Benévolo-de-Andrade, do IOC, Catherine Cosgrove, do St. George's Hospital Medical School, e Renata Monteiro-Maia e Luiz Roberto R Castello-Branco, ambos da Fundação Ataulpho de Paiva. A edição traz ainda artigos sobre epidemiologia, caracterização molecular, biologia geral, estudos clínicos, atividade antibiótica, interação entre parasitas e vetores e patologia de enfermidades como hepatite C, doença de Chagas e leishmaniose visceral e cutânea, entre outras.
Todos os artigos da publicação estão em inglês. O sumário, os resumos e os textos completos podem ser conferidos pela internet no sítio de Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. O sítio também oferece informações sobre assinaturas.