Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Medicamento contra leucemia infantil vai ser produzido no país a partir de 2015


15/07/2013

Compartilhar:

O Brasil vai produzir, a partir de 2015, um medicamento usado no tratamento contra a leucemia infantil: o L-Asparaginase. A iniciativa vai evitar imprevistos, como o risco de suspensão do produto que ocorreu no ano passado, e envolve a Fiocruz em parceria com os laboratórios privados NT Pharma e Unitec Biotec.

Até 2012, o L-asparaginase era comprado pelos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) habilitados em oncologia. O Ministério da Saúde assumiu a compra depois que a empresa brasileira que distribuía o medicamento, comunicou ao governo federal que o produtor estrangeiro havia interrompido a fabricação, e que os estoques durariam apenas até meados deste ano. O ministério, então, viabilizou a aquisição centralizada por meio de novo fornecedor, garantindo o abastecimento.

O MS investiu R$ 17,6 milhões na compra de 52,3 mil frascos de L-Asparaginase, quantitativo suficiente para suprir toda a demanda nacional pelo tratamento por um ano e atender cerca de 3 mil crianças.

O L-asparaginase tem capacidade para destruir uma enzima essencial à sobrevivência das células cancerígenas da leucemia linfoide aguda - tipo de leucemia comum na infância e que tem uma probabilidade de cura de cerca de 90%.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar