09/11/2015
Fonte: Informe Ensp
Capacitar profissionais para utilização de conceitos e técnicas epidemiológicas nos serviços de saúde, visando à vigilância e ao controle de agravos no estado do Maranhão. Este é o principal objetivo do Mestrado Profissional em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde com foco na Vigilância das Doenças Transmissíveis relacionadas à pobreza, oferecido pelo programa de Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Com inscrições abertas até 4/12, o curso disponibiliza 25 vagas e é coordenado pelos pesquisadores Cosme Marcelo Furtado Passos da Silva e Inês Echenique Mattos, do departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde da Ensp (Demqs/Ensp/Fiocruz). As inscrições devem ser feitas na Plataforma Siga Stricto Sensu Fiocruz.
O Mestrado Profissional em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde com foco na Vigilância das Doenças Transmissíveis relacionadas à pobreza é fruto da experiência adquirida pelo Programa de Mestrado Profissional em Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde na realização de seus dois primeiros cursos, em Brasília (período 2010-2012) e em Teresina, Piauí (2013-2015).
O curso está voltado especificamente para os profissionais de saúde pública inseridos nos diferentes níveis de serviços, com conteúdo programático dirigido às necessidades do cotidiano e a produção de conhecimento advinda e voltada para a sua realidade, visando contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde. Seu caráter inovador implica o desenvolvimento de métodos pedagógicos apropriados, na definição de produtos rapidamente aplicáveis à gestão e aos serviços.
A clientela é de servidores públicos com nível superior, do quadro efetivo de pessoal (estatutário) do estado do Maranhão, ou de seus municípios, e que exerçam atividades na Vigilância em Saúde ou na Atenção Primária.
Seleção
A seleção será realizada em três etapas: a primeira etapa consistirá de prova de inglês; a segunda etapa incluirá prova escrita, sobre temas relevantes na área de epidemiologia/saúde pública; e a terceira etapa constará de entrevista, análise de currículo e análise da proposta de trabalho.
Mais em outros sítios da Fiocruz