Malária: pesquisa analisa imunidade entre vetores

13/02/2012

Malária: pesquisa analisa imunidade entre vetores

O ciclo da malária, uma das doenças de maior impacto no planeta, envolve o protozoário causador da doença (plasmódio), o vetor (mosquito anofelino) e o homem. Um estudo pioneiro, realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), analisou as moléculas que participam da interação entre Anopheles aquasalis, principal vetor da malária nas regiões litorâneas do Brasil, e Plasmodium vivax, agente responsável pela maior parte dos casos da doença no país. Os resultados apontaram mecanismos imunes adotados por A. aquasalis para combater o P. vivax. Os cientistas identificaram o momento em que a resposta imune do vetor atinge seu pico e verificaram que o fim da resposta imune coincide com o avanço do ciclo evolutivo do parasito para uma nova fase.

Como o genoma do A. aquasalis ainda não foi sequenciado e poucos de seus genes são conhecidos, os pesquisadores precisaram recorrer a abordagens alternativas. Para o estudo, foram acompanhados e comparados dois grupos de insetos: um deles foi alimentado artificialmente com o sangue de pacientes diagnosticados com malária, enquanto o grupo controle foi alimentado com sangue de indivíduos sadios.

Os dados inéditos gerados pelo estudo apontaram possíveis alvos para estratégias de bloqueio da transmissão da malária. Segundo os pesquisadores, a manipulação genética destes insetos pode ser uma alternativa na interrupção do ciclo da doença.

Saiba mais na Agência Fiocruz de Notícias.