01/06/2009
Lula inaugura UPA que será coordenada pela Fiocruz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou nesta sexta-feira (29/5), fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Fiocruz, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas de Manguinhos. Com essa iniciativa, que envolve as diferentes unidades da Fiocruz, a meta da Fundação é promover um sistema local integrado de saúde em Manguinhos, baseado não só na assistência de qualidade, mas também no ensino, na pesquisa e na inovação tecnológica para fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Durante o evento foi anunciada a criação do Sistema Integrado de Atenção à Saúde, que significará 100% de cobertura da região de Manguinhos pelo Programa Saúde da Família e a governança da Fiocruz sobre esse território, além de um passo importante para a construção de uma teia, entendida como redes de atenção à saúde lideradas pela atenção primária em saúde. Em um espaço anexo à UPA, funcionará o Programa Saúde da Família (PSF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que estarão referidos ao território de Manguinhos e entrarão em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2009.
Lula disse que, com a UPA, a população do Complexo de Manguinhos não precisará pegar condução para receber atendimento médico de qualidade e terá profissionais capacitados e à disposição 24 horas por dia. O governador Sergio Cabral agradeceu ao presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, pela colaboração e o empenho da instituição para que a UPA de Manguinhos se tornasse uma realidade.