11/10/2016
Assessoria de Comunicação / Editora Fiocruz
Dois títulos da Editora Fiocruz estão entre os finalistas do Prêmio ABEU 2016. Dengue: teorias e práticas e Três Ensaios de Bioética foram selecionados na categoria Ciências da Vida. Os vencedores serão conhecidos no dia 16 de novembro. A premiação é uma iniciativa da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU).
Dengue: teorias e práticas analisa a dengue sob a ótica dos desafios impostos ao Brasil, que ultrapassam os limites do setor saúde, abrangendo as áreas de educação, comunicação social, saneamento básico etc. A coletânea aborda uma ampla variedade de temas, do histórico às inovações científico-tecnológicas em desenvolvimento, incluindo as vacinas preventivas e o controle vetorial por meio de mosquitos biológica ou geneticamente modificados. O livro foi organizado pelos pesquisadores Denise Valle, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Denise Nacif Pimenta, da Fiocruz Minas, e Rivaldo Venâncio da Cunha, da Fiocruz Mato Grosso do Sul.
O pesquisador Fermin Roland Schramm, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), é o autor de Três Ensaios de Bioética, livro dirigido especialmente a leitores interessados no desenvolvimento teórico da bioética e, ao mesmo tempo, em sua aplicação na solução de conflitos morais. Cada capítulo coloca a bioética em um contexto diferente: na clínica, na genômica e na biossegurança.
O Prêmio ABEU busca “distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como a realçar o projeto gráfico mais acurado. O objetivo da Associação é “incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias, tanto pelo que diz respeito à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos, como pela concepção estética das edições”.
Tendo como curador o professor José Castilho Marques Neto, o Prêmio ABEU 2016 conta com cinco categorias: além de Ciências da Vida, Ciências Humanas, Ciências Sociais e da Expressão, Ciências Naturais e Matemáticas, e Projeto Gráfico. Em cada categoria concorrem três finalistas. Em Ciências da Vida, ao lado dos dois títulos da Editora Fiocruz, também foi selecionado o livro Literacura: psicanálise como forma literária, de Fernanda Sofio (Editora Unifesp).
A primeira edição do Prêmio ABEU foi realizada em 2015, quando a Editora Fiocruz foi a vencedora da categoria Tecnociências com o livro Cidades Saudáveis? Alguns olhares sobre o tema, de Carmen Beatriz Silveira, Tania Maria Fernandes e Bárbara Pellegrini (orgs). Outras informações em www.premioabeu.com.br.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz