Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro traça perfil de acolhimento a crianças e adolescentes no Brasil


28/03/2014

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

O Centro Latino Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/Ensp/Fiocruz) acaba de lançar o livro Levantamento nacional de crianças e adolescentes em serviços de acolhimento. A publicação é resultado de uma pesquisa realizada em 1229 municípios brasileiros, com o objetivo de subsidiar o planejamento de ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) referentes ao Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.

A pesquisa que gerou o livro foi organizada pela pesquisadora do Claves Simone Gonçalves de Assis e pelo coordenador geral do Serviço de Vigilância Social do MDS, Luís Otávio Pires Farias. O levantamento foi concluído em 2011 e identificou 2624 serviços de acolhimento institucional e 144 programas de família acolhedora, onde estavam assistidas mais de 36 mil crianças e quase mil adolescentes.

A compilação de informações detalhadas sobre esses serviços, e sobre as crianças e adolescentes neles atendidos, vai possibilitar às esferas governamentais aprimorar normas, diretrizes e estratégias voltadas para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O livro não será comercializado, mas está disponível para consulta no Claves. 

 A publicação visa, ainda, disseminar o conhecimento produzido para contribuir com um debate mais amplo e o aprimoramento das políticas e práticas no Brasil na área da infância e juventude.

Este projeto contou com o apoio do Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), e foi submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da ENSP.

Serviço:

Claves - Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli
Av. Brasil, 4036 sala 700 - Manguinhos CEP:21040-361 Rio de Janeiro-RJ
Tel.: (21) 2290.0387 - Fax: (21) 2290.0387 - E-mail: claves@claves.fiocruz.br

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar