Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro sobre história ambiental traz artigos de pesquisadoras da COC


17/08/2016

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Com artigos de autoria de quatro pesquisadoras da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), o livro História ambiental: territórios, fronteiras e biodiversidade (vol.2) terá sessão de lançamento em 30 de agosto às 18h30, na Books Livraria (Praia de Botafogo, 316), no Rio de Janeiro. A obra é dividida em três partes: territórios, fronteiras e biodiversidade. A primeira - territórios - traz o artigo A natureza da nação: o clima e a gente do Brasil (1780 - 1836), da pesquisadora Lorelai Brilhante Kury.

A segunda seção - fronteiras - conta com a colaboração das pesquisadoras Dominichi Miranda de Sá, Magali Romero Sá e Nísia Trindade Lima. O trio escreveu o artigo Ciência e telégrafos no inventário dos recursos naturais da fronteira noroeste do Brasil (1907 - 1915). As quatro pesquisadoras são professoras do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC.

Ao apresentar a obra, os editores ressaltam que a história ambiental é um campo de conhecimento relativamente novo e pouco explorado. Com a publicação, o leitor acompanha a continuidade da primeira coletânea, intitulada História ambiental: fronteiras, recursos naturais e conservação da natureza, lançada em 2012. O segundo volume reúne estudos dos mais importantes pesquisadores do Brasil e do exterior.

“Nele, aprendemos que a história humana não acontece no ar, mas sempre em espaços definidos, e os processos de larga escala ocorrem mediante a articulação de diferentes espaços”, afirma no prefácio o historiador José Augusto Pádua, destacando que a obra “pode ser entendida como um conhecimento ‘situado’, acrescenta o professor, um dos nomes mais importantes da área. “Os espaços se transformam em lugares e territórios através da experiência concreta das sociedades humanas em sua interação com os diferentes seres e ecossistemas presentes no chamado ‘mundo natural’. Assim, os territórios que a história ambiental trabalha não são abstratos, são territórios sempre cheios e coloridos por inúmeros dinamismos ecológicos”, conclui Pádua sobre o livro.

Serviço

Livro: História Ambiental: territórios, fronteiras e biodiversidade (vol. 2)
Organizadores: José Luiz de Andrade Franco, Sandro Dutra e Silva, José Augusto Drummond, Giovana Galvão Tavares
Preço: R$ 74
Páginas :432
Lançamento: 30 de agosto
Horário: 18h30
Local: Books Livraria - Praia de Botafogo, 316

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar