Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro sobre a escola Nina Rodrigues e implicações em medicina e antropologia é reeditado


20/02/2014

Fonte: Editora Fiocruz

Compartilhar:

Foi lançado pela Editora Fiocruz a terceira edição do livro As Ilusões da Liberdade: a escola Nina Rodrigues e a antropologia no Brasil, de Mariza Corrêa. A publicação apresenta uma análise sobre Raimundo Nina Rodrigues e sua escola, considerando o contexto social e político do fim do século XIX e início do século XX. Assuntos como a institucionalização das ciências sociais, a constituição de uma elite intelectual no país, o uso político da atividade científica e a histórica relação entre saber e poder na sociedade brasileira são alguns dos temas abordados.

Nina Rodrigues teve uma vida curta. Morreu aos 44 anos mas deixou uma obra significativa. Se formou em medicina, foi professor e defensor de uma política universitária. Também ficou conhecido como um intelectual público envolvido com os debates de sua época, notadamente no que se refere às questões da nacionalidade. Apesar de apontado como herói fundador da antropologia e da medicina legal no Brasil, sua trajetória também tem sido alvo de muitas críticas, como as que miram as suas teorias fundadas no racismo científico e na criminologia biológica.

A venda em livrarias e distribuidoras, o livro também pode ser comprado através do Guia de Recolhimento da União (GRU) ou por boleto bancário. Em caso de dúvida, entre em contato com nosso setor comercial pelo e-mail comercialeditora@fiocruz.br ou pelo telefone 21-3882-9007. 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar