Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro sobre assistência farmacêutica é publicado pela Editora Fiocruz

Imagem da capa do livro

25/08/2014

Fonte: Editora Fiocruz

Compartilhar:

Se no início dos anos 2000 a falta de acesso a medicamentos constituía um obstáculo à promoção da saúde, hoje, essa realidade apresenta sinais de mudança. Um exemplo é o expressivo aumento do número de pessoas com HIV/Aids que têm acesso aos medicamentos de que necessitam. Na construção desta nova realidade, o Brasil teve papel diferenciado e decisivo. É o que defendem os autores do livro Assistência Farmacêutica: gestão e prática para profissionais da saúde, lançado pela Editora Fiocruz. Segundo eles, “ao lutar diuturnamente pela implementação de políticas de garantia do acesso universal a medicamentos no território nacional, o Brasil pôde demonstrar, com suas experiências exitosas, que países em desenvolvimento eram capazes de promover esse acesso”.

De acordo com os autores, a assistência farmacêutica no Brasil vem se consolidando com uma abrangência bem maior do que a verificada em outros países latinos ou norte-americanos. Isso ocorre devido a três aspectos principais: a concepção de que o medicamento é um elemento essencial nos cuidados em saúde, tanto no setor público quanto no privado; a prática profissional do farmacêutico voltada não exclusivamente para o medicamento, mas para o cuidado integral com o paciente; e o modelo descentralizado de gestão, onde os três níveis de governo – municipal, estadual e federal – são responsáveis por prover medicamentos de qualidade.

A publicação é baseada em um outro livro, elaborado em 2003 como material didático para oficinas de capacitação de gerentes municipais, oferecidas pelo Ministério da Saúde, em articulação com as gerências estaduais e com o apoio da Opas/OMS. Como o material teve grande aceitação, decidiu-se elaborar um novo livro, mais completo e atualizado. São, ao todo, 35 capítulos que abordam os mais variados tópicos em assistência farmacêutica: aspectos conceituais, uso racional de medicamentos, atividades centrais e estratégicas, recursos humanos, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção, regulação sanitária, epidemiologia e assistência farmacêutica em desastres, entre outros. As experiências do Programa Farmácia Popular e de alguns estados e municípios também são analisadas no livro.

Preço: R$ 85,00 | 469 páginas

ISBN: 978-85-7541-442-2. 2014. il., tab.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar