Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro reúne iconografia sobre atividades científicas no sertão brasileiro


18/03/2013

Compartilhar:

O livro Sertões adentro: viagens nas caatingas, séculos XVI e XIX será lançado nesta terça-feira (19/3), no Museu do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro. A obra traz uma rica iconografia que exibe gravuras, desenhos, pinturas e mapas - muitos dos quais inéditos - originários de arquivos nacionais e estrangeiros.

Os autores do livro participarão de uma conversa com o público no Museu do Meio Ambiente. No evento, falarão sobre os artigos, que abordam descrições da região feitas por naturalistas, religiosos, médicos, botânicos, entre outros. Essas informações circularam como descrições do Novo Mundo aos conquistadores europeus e, posteriormente, serviram para torná-lo menos obscuro aos olhos do próprio Brasil.

Organizado pelas pesquisadoras Lorelai Kury e Magali Romero Sá, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a edição bilíngue (português e inglês) do livro contou com apoio dos autores Erivaldo Fagundes Neves, Heloisa Meireles Gesteira, Lorelai Brilhante Kury, Magali Romero Sá e Magnus Roberto de Mello Pereira.

Serviço

Lançamento do livro Sertões adentro: viagens nas caatingas, séculos XVI e XIX
Data: 19/3
Horário: 17h
Local: Museu do Meio Ambiente do JArbim Botânico do Rio de Janeiro
Rua Jardim Botânico 1.008 - Jardim Botânico, Rio e Janeiro
Saiba mais.

Voltar ao topoVoltar