Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro registra trajetória das pesquisas em Virologia


25/09/2009

Compartilhar:

Livro registra trajetória das pesquisas em Virologia

O livro A Virologia no estado do Rio de Janeiro: uma visão global foi lançado pelo pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Hermann Schatzmayr, durante encontro Pesquisa em Viroses no Instituto Oswaldo Cruz: história e impactos na saúde pública, que reuniu virologistas de todo o país para debater os avanços e desafios da área  nesta quarta-feira (23/09). A obra homenageia personalidades como Helio e Peggy Pereira, cientistas centrais na consolidação das atividades em Virologia na Fiocruz, e remonta a trajetória das pesquisas com vírus no país.

Em uma iniciativa pioneira, Hermann remonta a memória dos estudos em Virologia -iniciados no Rio de Janeiro, com a chegada da Coroa Portuguesa, em 1808, e a epidemia de varíola. Nas páginas do livro, história e biologia se complementam: o autor resgatou personagens como o Marquês de Barbacena, que importou a vacina da Europa para combater a varíola no Rio. Cita também o trabalho de Oswaldo Cruz no processo de urbanização da cidade e suas ações para o controle da varíola, peste e febre amarela. O sanitarista erradicou a varíola na capital da República, passando de 3.500 óbitos em 1904 para 6 em 1906.

Além do IOC, o livro também mapeia o trabalho de outras instituições que pesquisam vírus no estado como Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Vital Brasil e Hemorio.

Hermann possui doutorado pelas Universidades de Giessen e Freiburg (Alemanha) e obteve a Livre-Docência em Virologia pela UFF, em 1975.

Leia mais no site do IOC/Fiocruz.

 

 

 

Voltar ao topoVoltar