Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro discute relações da odontologia com a sociedade contemporânea


25/06/2013

Compartilhar:

Os belos sorrisos que estampam as propagandas não deixam entrever o quão complexas podem ser as relações da odontologia com a sociedade contemporânea. A ciência e a clínica odontológica têm entre si e com a sociedade capitalista consumista relações biopolíticas, marcadas por disputas epistêmicas e de poder. Para compreender a odontologia e seus dispositivos na sociedade atual – ou da modernidade tardia –, os pesquisadores Adauto Emmerich, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e Luis David Castiel, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), optaram por uma abordagem no campo multidisciplinar dos social studies of science. O resultado de suas análises está no livro O lagarto e a rosa no asfalto - odontologia dos desejos e das vaidades, lançamento da Editora Fiocruz.

Dividida em quatro capítulos, a obra apresenta o desafio de reconciliar, em uma perspectiva analítica, as intenções teóricas e a prática da odontologia, seus interesses políticos e suas bases científicas.

O livro também analisa o contexto social da formação dos cirurgiões-dentistas, pois no processo de ensino-aprendizagem se transmitem não apenas competências técnicas, mas também compromissos normativos.

Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar