Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Livro da Editora Fiocruz conquista prêmio de excelência gráfica no Rio de Janeiro

Prêmio Werner Klatt 2019

08/10/2019

Marcella Vieira/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A ciência a caminho da roça: imagens das expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil entre 1911 e 1913 – livro da Editora Fiocruz em coedição com a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) – conquistou o Prêmio Werner Klatt de excelência gráfica. 

Premiada na categoria Livros Culturais e de Arte, a obra foi totalmente recuperada, revista e rediagramada do ponto de vista editorial e ganhou, em 2018, uma nova reimpressão como parte das comemorações dos 25 anos da Editora. A Imos Gráfica, empresa responsável pela impressão e pela inscrição do livro na competição, participou da cerimônia de premiação realizada na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, em 27 de setembro. 

Esta foi a 16ª edição do prêmio, que contou com 46 categorias e 503 produtos gráficos inscritos no total. Promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, em parceria com o Sindicato das Indústrias Gráficas do Município do Rio de Janeiro (Sigraf), a premiação celebrou as melhores peças gráficas produzidas nos últimos dois anos pela indústria fluminense.    

O Prêmio Werner Klatt tem como missão eleger as melhores empresas do ramo gráfico e editoras que produzem materiais impressos, além de estudantes de instituições de níveis técnico ou superior relacionadas ao segmento. 
 
A ciência a caminho da roça
O livro reúne uma bela e criteriosa seleção de imagens das expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil nos primeiros anos da década de 1910. Ao percorrer extensas áreas da Amazônia e da região Nordeste, os expedicionários não só realizaram o levantamento das condições sanitárias das populações locais, como também possibilitaram um minucioso registro de aspectos geográficos, econômicos e socioculturais dos lugares visitados. 

A obra proporciona uma reflexão em torno da linguagem fotográfica que, conjugada à pesquisa sobre a evolução das políticas públicas, revela aspectos originais da memória da saúde e das ciências biomédicas no Brasil. Em 2002, dez anos após sua publicação original e na ocasião das comemorações dos 15 anos da COC/Fiocruz, a obra teve a primeira reimpressão. A edição está disponível, em acesso aberto, na plataforma Scielo Livros. Clique aqui para acessar.Ciência a caminho da roça 

Em 2018, a reimpressão comemorativa manteve as 172 páginas do livro original, ainda que tenha tido seu texto revisto e atualizado de acordo com as diretrizes do acordo ortográfico da língua portuguesa. Todas as imagens foram tratadas e seu projeto gráfico foi reconfigurado à luz da primeira edição. O trabalho de pesquisa e texto e de tratamento documental do livro foi coordenado e organizado por um grupo de professores e pesquisadores da Fiocruz: Eduardo Thielen, Fernando Antonio Pires Alves, Jaime Benchimol, Marli Brito de Albuquerque, Ricardo Augusto dos Santos e Wanda Latmann Weltman.

Em seus três capítulos – Um sonho de integração nacional, O microscópio em busca da nação e Os grandes flagelos do norte –, o título passeia por belas e icônicas imagens. Aliados às análises, descrições e relatórios presentes no livro, os registros ilustram a importância da Fiocruz no campo da memória da saúde, fazendo de A ciência a caminho da roça uma iniciativa editorial inovadora no campo da fotografia.  

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar