Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Live sobre patrimônio cultural abre a série ‘Conexão #emCasa'

Conexão em casa

24/07/2020

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Não só música são feitas as lives. Na Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), temas relacionados ao patrimônio cultural, à história das ciências e da saúde, e à divulgação científica darão o tom da série Conexão #emCasa, que será lançada em 28 de julho, às 15h, com transmissão ao vivo pela página da COC no Facebook. A iniciativa tem o objetivo de promover palestras, debates e discussões on-line, diante da restrição a atividades presenciais impostas pela pandemia de Covid-19.

A estreia do Conexão #emCasa será com o debate ‘Memória e Cidadania, o patrimônio no século 21’, com Márcio Magalhães, historiador do Espaço e Vida, e Eliana Miranda, e arquiteta e urbanista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro. A mediação da live será feita por Rafael Zamorano Bezerra, historiador do Museu Histórico Nacional.

Com assuntos variados, o Conexão #emCasa pretende reunir pesquisadores, estudantes e interessados nas temáticas relacionadas às áreas de atuação da Casa de Oswaldo Cruz, que poderão interagir com os debatedores enviando comentários e perguntas. A primeira live da série é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPat) da COC.

“Neste período de quarentena, nossa programação de eventos presenciais foi readaptada, e a série de lives é uma alternativa para preencher esta lacuna, a partir de atividades virtuais nas redes sociais”, destacou o coordenador do PPGPat, Renato Gama-Rosa.

Confira as próximas lives:

30/07 | Pavilhão Mourisco: singular e universal. História e acervos
Abertura do evento: Marcos Cueto, historiador da COC/Fiocruz
Palestrantes: José Manuel Rodriguez Domingo, arquiteto da Universidad de Granada, e Aline Lacerda e Renato Gama-Rosa, historiadora e arquiteto da COC/Fiocruz, respectivamente
Mediação: Ana Luce Girão, historiadora da COC/Fiocruz

04/08 | Pavilhão Mourisco: singular e universal. Preservação e gestão do patrimônio

Abertura do evento: Renato Gama-Rosa, arquiteto da COC/Fiocruz
Palestrantes: Marcos José Pinheiro, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC/Fiocruz; Carla Coelho e Sônia Nogueira, arquitetas da COC/Fiocruz
Mediação: Cristina Coelho, arquiteta da COC/Fiocruz

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar