Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Live sobre estudos e dados sobre o território de Manguinhos foi adiada para próxima quarta-feira (15/3)


06/03/2023

Cooperação Social da Presidência da Fiocruz

Compartilhar:

O canal Cidades em Movimento apresenta na próxima quarta-feira (15/03) a primeira programação da série “Manguinhos: Que Território é Esse?”. O encontro “Conhecer para Agir!” reunirá convidados para debater a importância de bons diagnósticos para a construção de ações voltadas para promoção de territórios saudáveis. O evento é uma iniciativa do projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos (PTSSCU), da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz, e será transmitido ao vivo a partir das 18h.  

A partir de uma revisita de estudos e pesquisas sobre este território – considerando, também, as produções elaboradas por lideranças sociais – a programação tem como objetivo refletir sobre os dados existentes sob a perspectiva da pesquisa-ação conduzida pelo projeto PTSSCU em Manguinhos, território de favela localizado na Zona Norte do Rio de Janeiro. A abordagem do projeto enfoca a dimensão da história, considerando limites e possibilidades de processos de concertação e articulação territorial para a luta social por direitos. Qual é o nível de articulação entre as iniciativas? Quais são as dificuldades e desafios para um aprofundamento destas articulações? Perguntas como estas nortearão a conversa. 

Inúmeros projetos atuaram em Manguinhos coletando dados e informações, muitos destes, com relatórios e bases de dados disponíveis. Como fazer uso destas informações, sem perder a capacidade crítica, acolhendo-as na montagem de estratégias para o aprimoramento de instâncias de Governança Territorial Democrática em favelas, periferias e bairros populares marcados por processos vulnerabilizadores? 

André Lima, doutor em História das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), membro do colegiado gestor do projeto PTSSCU (Cooperação Social/Fiocruz) fará a apresentação do tema. Clarice Ramiro, historiadora e mestre em Cultura e Territorialidades pela UFF e bolsista do Museu da Vida; e Heitor Silva, economista, doutor em Planejamento Urbano, pesquisador do Laboratório de Hegemonia e Contra Hegemonia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) são os comentadores convidados no encontro. A mediação é de Rejany Ferreira, geógrafa e integrante do projeto PTSSCU (CCSP/Fiocruz). 

CONHECER PARA AGIR! | MANGUINHOS: QUE TERRITÓRIO É ESSE? 

Nova data: 15/03 

Horário: 18:00 

Transmissão

Voltar ao topoVoltar