Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Legado Sergio Arouca: programação


19/09/2013

Compartilhar:

Biblioteca Virtual Sergio Arouca, iniciativa do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), vai incorporar a seu acervo novos materiais referentes ao sanitarista. A BV Arouca relembra a trajetória do sanitarista, incluindo ensaios biográficos, base de dados com textos completos e localização dos documentos originais e, ainda, acervo multimídia com imagens, vídeos e arquivos sonoros. A ideia é acoplar materiais referentes à construção do SUS, à reforma sanitária e à mercantilização do sangue, temáticas discutidas pelo sanitarista durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde e nas quais ele teve forte atuação. Outra novidade será a inclusão de uma monografia de especialização sobre o sanitarista, publicada em 2009 pelo então aluno da Ensp/Fiocruz, Henrique Contrera. A BV Arouca vai incorporar ainda exemplares das quatro publicações que deram origem à revista Radis - Proposta, Dados, Temas e Súmula – conhecidas pela sua abordagem original acerca da temática saúde pautada pelo viés crítico do programa Radis, da Ensp/Fiocruz, durante as décadas de 1980 e 1990.

Restaurar a imagem e resgatar a memória da saúde pública. Essa é a proposta da VideoSaúde em homenagem ao sanitarista. Detentora de um acervo com mais de 8 mil títulos de audiovisuais em saúde, a VideoSaúde foi idealizada por Arouca em 1988 - na época, conhecida como Núcleo de Vídeo – com o objetivo de  implantar um acervo de referência de materiais em vídeo e produtos afins, partindo da produção interna da instituição e de cópias disponíveis no país. Segundo a coordenadora geral da VideoSaúde, Tania Santos, a distribuidora tem trabalhado em busca de soluções para a implementação de um serviço de digitalização e recuperação técnica de audiovisuais que resgate o passado, muito presente na construção do futuro da saúde pública. O projeto piloto desse processo de digitalização foi a conferência Democracia é Saúde, proferida por Arouca durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde. “A qualidade do material restaurado é inegável. Conseguimos perceber detalhes do local onde foi realizado o evento. Nitidamente percebemos traços, imagens ao fundo, detalhes dos rostos e conseguimos entender perfeitamente todo o discurso que, sem dúvida, é um dos mais completos da Reforma Sanitária e da criação do SUS”, contou Tania. 

Já o Canal Fiocruz no Youtube, conduzido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS/Fiocruz), disponibilizou dois vídeos inéditos sobre o sanitarista: O SUS do Brasil: um projeto para a saúde – que conta a história do Sistema Único de Saúde no Brasil com foco na participação de Arouca – e Arouca, meu irmão: uma trajetória a favor da saúde coletiva, que apresenta depoimentos de companheiros do sanitarista acerca de sua trajetória. Os dois filmes integram o Projeto Memória Sergio Arouca, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, com apoio da UNESCO, do Ministério da Saúde e da Fiocruz. 

E o Canal Saúde vai incluir em sua grade de programas, até o final do ano, uma série de pautas e reportagens sobre  a trajetória e legado de Arouca. O site do Canal também terá uma área dedicada a programas que tiveram a participação do ex-presidente da Fiocruz.

Semana Sergio Arouca

A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) promoveu, entre os dias 3 e 6 de setembro, a Semana Sergio Arouca, que, além de marcar os 10 anos da morte do sanitarista, comemorou os 59 anos de existência da unidade com o tema Ensp: pensamento crítico em saúde - A Reforma Sanitária em questão. O evento contou com a apresentação do vídeo O pensamento crítico de Sergio Arouca e uma exposição fotográfica com registros históricos da 8ª Conferência Nacional de Saúde e da Constituinte de 1988. Na ocasião, mesas redondas abordaram diferentes temáticas no contexto da 8ª Conferência, entre elas, a crise atual do SUS e o papel dos movimentos sociais nas políticas de saúde, além de rodas de conversa pautadas em assuntos como serviço civil obrigatório na saúde e violência e racismo.

Veja a cobertura da Semana Sergio Arouca.

 

Voltar ao topoVoltar