03/06/2014
Fonte: Informe Ensp
A revista Radis do mês de junho (número 141) apresenta, em sua matéria de capa, um debate sobre o legado da Copa de 2014. A matéria destaca a atuação do governo, que justifica os investimentos “potencializados pela Copa” nas cidades, mas também traz a visão dos Comitês Populares, que preveem um legado perverso, que aprofunda as desigualdades urbanas no país, destrói comunidades e bairros populares e segrega grupos mais vulneráveis nos espaços urbanos.
A reportagem principal ainda aborda as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. De acordo com o texto, as obras anunciadas previam projetos de mobilidade urbana com modernização e expansão do metrô, construção de corredores de ônibus e reforma do Aeroporto Internacional Tom Jobim, até projetos de reestruturação urbana. “Passados quatro anos, o Comitê Popular Rio Copa e Olimpíadas alerta para uma cidade cada vez mais desigual e faz críticas ao projeto que aponta como tendo sido marcado por exclusão e desigualdade social”, alerta.
Leia ainda nesta edição as notícias e reportagens sobre meio ambiente, parto normal, divulgação científica, os 50 anos do Golpe na mídia e o que defendem, em ano eleitoral, as principais entidades representativas do campo da Saúde Coletiva.
No Portal Fiocruz
Mais Notícias
Mais em outros sítios da Fiocruz