Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançamentos de livros marcam comemoração de 25 anos da Poli


10/03/2010

Compartilhar:

Lançamentos de livros marcam comemoração de 25 anos da Poli

O lançamento de seis livros no Pátio Circular da EPSJV, nesta sexta-feira (12/3), marca as comemorações pelos 25 anos da Escola. Confira os títulos: 

‘Estudos de Politecnia e Saúde’ (4º volume) - Reúne 12 artigos que trazem reflexões teóricas — como a relação entre politecnia e os conceitos de trabalho e luta de classes em Marx e a idéia de educação desinteressada em Gramsci.

‘Temas do ensino médio: política, ciência e cultura’ -  Coletânea de artigos que discutem desde questões ligadas a disciplinas escolares, como o ensino de ciências e educação musical, além de filosofia, até análises sobre o conceito de escola unitária de Gramsci e debates sobre indústria cultural, Estado de Bem-Estar Social e saúde global.

‘Crítica da Imagem e educação: reflexões sobre a contemporaneidade’ -  Conjunto de textos divididos em blocos temáticos que abordam a crise civilizatória; teoria crítica, movimentos sociais e educação; experiências pedagógicas com audiovisual; e análises de filmes.

‘Iniciação Científica na Educação Profissional em Saúde: articulando trabalho, ciência e cultura’ (5ª edição) -  Coletânea de artigos oriundos das monografias de conclusão de curso defendidas por alunos da EPSJV, apresenta textos com temas tão variados quanto meio ambiente, relação entre matemática e arte, influência do bom humor no cuidado à saúde e wikipédia.

‘Caderno de Debates’ (Volume 3) - Traz as sínteses e a edição dos debates do Seminário 'Estado, sociedade e formação profissional em saúde: contradições e desafios em 20 anos de SUS', que contou com a participação de importantes intelectuais brasileiros como Emir Sader, Sonia Fleury, Ligia Bahia, Virgínia Fontes e Jairnilson Paim, entre muitos outros.

‘A direita para o social e a esquerda para o capital: intelectuais da nova pedagogia da hegemonia no Brasil’ - Resultado das reflexões de grupo de pesquisa da EPSJV que discute os fundamentos históricos e teóricos da formação e atuação dos intelectuais da nova pedagogia da hegemonia e apresenta experiências brasileiras.

 

 

  

 

 


 

Voltar ao topoVoltar