Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançada nova edição do INI Informativo


18/04/2022

Juana Portugal (INI/Fiocruz)

Compartilhar:


A nova edição do INI Informativo, boletim eletrônico bimestral do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), chega aos leitores com uma ampla gama de temas abrangendo assistência, pesquisa e ensino no dia a dia da unidade.  Editado pela pesquisadora Maria Regina Cotrim, a publicação incorpora a partir de agora uma homenagem perene ao idealizador e primeiro editor do INI Informativo, Manoel Paes de Oliveira Neto, a coluna fixa "Crônicas Manoelinas", com histórias sobre o saudoso pesquisador e sua longa e rica trajetória no INI.

Em sua segunda edição os leitores podem conferir duas entrevistas. A primeira com Beatriz Grinsztejn, chefe do LapClin AIDS e coordenadora do estudo de implementação da PrEP injetável no Brasil, onde a pesquisadora fala sobre o grande potencial desta nova ferramenta na prevenção do HIV/AIDS. Em seguida o querido "seu Jorge", profissional responsável pelo cuidado dos jardins da unidade, fala sobre sua trajetória e o impacto terapêutico do trabalho que desenvolve.

Nos relatos sobre o dia-a-dia no INI foram abordados: os desafios da gestão do INI em tempos de pandemia; os estudos do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS com populações vulneráveis e a prevenção em HIV/AIDS; a covid-19 e doença de Chagas; o olhar da enfermagem sobre a covid-19; a pesquisa e seu ponto de partida; a experiência dos profissionais da Seção de Gestão de Amostras e Resultados nos primeiros tempos da pandemia e a residência multiprofissional em doenças infecciosas e parasitárias. Temos também a apresentação das atividades do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatozoonoses, da seção de psicologia clínica hospitalar e do Serviço de Fisioterapia do INI.

Confira o boletim!

INI Informativo

O primeiro número do INI Informativo foi lançado oficialmente no dia 06 de dezembro de 2021 tem como objetivo trazer à comunidade do Instituto informações médicas, a experiência diária no trabalho, a apresentação de casos clínicos e artigos científicos, além de reservar um espaço para a divulgação de poesias, obras de arte e cultura em geral relacionadas com a infectologia.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar