Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançada nova edição da revista Cadernos de Saúde Pública


16/08/2016

Fonte: Ensp/Fiocruz

Compartilhar:

A Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) lançou a edição de julho da revista Cadernos de Saúde Pública (Volume 32, nº7). A publicação traz, em seu editorial, a opinião do ex-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e atual diretor do Museu da Amazônia, em Manaus, Ennio Candotti, quanto à recente extinção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ou a fusão com o Ministério das Comunicações.

A edição traz artigos sobre o impacto dos cortes orçamentários e da reformulação da legislação do Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra, realizado em 2010. A emergência da síndrome de zika congênita no Brasil e os desafios para a vigilância epidemiológica e o Sistema único de Saúde (SUS) são debatidos em outro artigo, que defende o fortalecimento do SUS para que seja possível investir em seus sistemas de informação, agilizar a investigação de casos, inovar no controle de vetores, preparar os profissionais de saúde e prover cuidados adequados a todos os que deles necessitam.

O uso do Resource Generator – instrumento que apresenta situações do cotidiano para discriminar o acesso a diversos tipos de recursos - foi incluído como um dos determinantes sociais de saúde na linha de base do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) e é analisado no artigo Validade da estrutura fatorial da escala de capital social utilizada na linha de base no ELSA-Brasil.

Completam a edição artigos sobre o rastreamento de problemas de idosos na atenção primária, a capacidade de tratamento hospitalar no Jogos Olímpicos Rio 2016, a percepção, conhecimento e uso de medicamentos genéricos no Sul do Brasil e um estudo sobre a variação do desempenho hospitalar, que analisou dados secundários e as causas responsáveis por 80% dos óbitos hospitalares nos estdos de São Paulo e Rio Grande do Sul.

Confira todos os artigos do volume 32 número 7 da revista Cadernos de Saúde Pública.

Voltar ao topoVoltar