Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lançada Nota Técnica sobre Disseminação Científica do PMA


05/08/2022

Por Laís Sousa Jannuzzi

Compartilhar:


O Programa de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde (PMA/VPPCB) lançou no dia 7 de julho a “Nota Técnica Disseminação Científica em Saúde Pública: orientações a partir do aprendizado do PMA”. A apresentação ocorreu durante a 6ª Reunião Geral da Rede PMA sobre Atenção Primária de Saúde (APS), realizada virtualmente. A equipe PMA contou toda a trajetória que resultou na criação desse documento norteador e que apoiará pesquisadoras e pesquisadores da Fiocruz no fazer disseminação científica.

A abertura teve a presença do Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Rodrigo Correa, da Coordenadora Geral do PMA, Isabela Santos, e da Coordenadora Adjunta, Roberta Goldstein. Para Roberta, o PMA compreende que a disseminação é um processo conjunto entre gestão, pesquisadores, profissionais e usuários de saúde, para aprimorar resultados e produtos da pesquisa e promover as aplicações deles – sempre dialogando com as políticas públicas do SUS.

Foram apresentados depoimentos da especialista em translação do conhecimento, Érica Miranda, e de pesquisadores que participaram das Redes anteriores, onde contaram sobre os desafios e conquistas ao trabalhar, apoiados pelo PMA, com o conceito da disseminação científica em suas pesquisas. “Finalizamos a Nota com os pontos necessários e desafiadores. Nossos documentos estarão sempre em movimento. Vocês vão ler, usufruir e o retorno será sempre bem-vindo”, afirmou a analista de disseminação científica do PMA, Isabella Koster.


Os integrantes da Rede PMA APS poderão ler e fazer contribuições no documento até o dia 7 de agosto. A Nota tem como objetivo orientar e apoiar o desenvolvimento de estratégias de disseminação científica. A própria aposta da gestão do PMA no processo colaborativo de formulação da Nota é uma ação para gerar conhecimento científico que corresponda às demandas reais das pesquisas participantes. Os próximos passos serão a revisão de português e a diagramação da Nota Técnica (NT), que ficará disponível no site do PMA.

A exposição dos caminhos que levaram à construção de uma NT sobre disseminação científica despertou um debate interessante entre os participantes. Foram abordadas questões a respeito dos desafios da linguagem simples, disseminar o conhecimento para torná-lo menos hermético e aproximação da sociedade no combate à desinformação. Rosane Souza sintetizou: “Temos um trabalho transdisciplinar. A gente não espera que um epidemiologista se transforme em jornalista ou o contrário. A gente quer o trabalho coletivo, com a contribuição desses dois profissionais”. 
 
Para o segundo semestre de 2022, a equipe de gestão do Programa e os pesquisadores concordaram com a criação de subgrupos temáticos para estimular maior integração entre as pesquisas da Rede PMA APS. A iniciativa também tem o objetivo de fortalecer as estratégias de disseminação, potencializando possíveis caminhos para intervenções nas políticas públicas de saúde.

Voltar ao topoVoltar