Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Jornada reúne sociedade, especialistas e poder público para debater a soberania alimentar em Petrópolis 


03/02/2023

Fórum Itaboraí/Fiocruz

Compartilhar:

Mais de 100 pessoas participaram da Jornada Ciência e Comunidade, na comunidade do Amazonas, no Quitandinha, em Petrópolis (RJ). Na ocasião, sociedade civil, especialistas e poder público debateram a questão da fome em Petrópolis e apresentaram propostas e soluções para conquistar a soberania alimentar na cidade. O encontro foi promovido pelo Fórum Itaboraí, programa da presidência da Fiocruz em Petrópolis em conjunto com os fóruns comunitários do Amazonas e de Vila Rica. 

O evento teve início com uma apresentação do Teatro do Oprimido do Fórum Itaboraí, que promoveu uma reflexão importante sobre a fome e como ela está diretamente ligada à saúde da população. Em seguida, a antropóloga e assessora da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Maria Emília Pacheco, falou sobre as causas estruturais da fome, traçando o histórico sobre a situação no Brasil e lembrou que houve um desmonte das políticas públicas de enfrentamento à insegurança alimentar nos últimos quatro anos. 

“Estamos retomando os caminhos interrompidos para reconstruir nossa soberania alimentar, mas ainda estamos muito longe. Teremos a volta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) em fevereiro, o que não é um ato meramente simbólico, mas um ato político. Este é um conselho de participação social onde nascem várias propostas. Temos também a volta do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar”, disse, acrescentando: “Não venceremos a fome no Brasil sem políticas robustas que defendam a produção do alimento”.

Mais informações na página do Fórum Itaboraí.

Voltar ao topoVoltar