Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Jornada em Fortaleza debate, até esta sexta (15/5), Saúde e Ambiente no país

Foto de Paulo Gadelha discursando no evento

14/05/2015

Por: Bruna Cruz (Ascom/Abrasco)

Compartilhar:

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Paulo Gadelha, e o secretário de Saúde do Ceará, Henrique Jorge Souza, abriram oficialmente a Jornada Nacional de Saúde e Ambiente na quarta-feira (13/5). O encontro, promovido pela Fiocruz e pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), acontece em Fortaleza até sexta (15/5).

Na abertura, Gadelha ressaltou a importância de pensar a saúde e o ambiente como indicadores centrais do desenvolvimento do estado de saúde da população e destacou o papel da Fiocruz como instituição que atua em âmbito nacional e que possui onze unidades regionais contribuir para o processo de maior equidade regional.

- Encontros diferenciados como esta jornada, que trazem juntos a academia e os movimentos sociais, são fundamentais para aproximação dos saberes desses atores em uma agenda em comum. Aproxima as realidades regionais, articula redes com competências e faz a ponte entre o pensar regional e a capacidade de pensar os desafios locais - declarou.

O vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel, destacou a importância de a instituição promover atividades como a jornada, descentralizando as discussões para além dos núcleos já consolidados no Sudeste do país.

O secretário de Saúde do Ceará, Henrique Jorge Souza, reconheceu o momento especial da realização do evento em Fortaleza.

- Para quem viveu a adolescência na época da Rio 92, quando o processo de sustentabilidade era discutido com a exclusão do aspecto da saúde, essa jornada é o extrato da maturidade desse debate sobre o tema. Essa iniciativa fortalece elementos que permitem olhar para o futuro -  comentou. Ele afirmou, ainda, que o Governo do Ceará se empenhará na ampliação do debate desses temas em ações conjuntas com a Fiocruz além das colaborações já existentes e da jornada.

A abertura foi seguida de um debate sobre “Desenvolvimento Regional, Sustentabilidade, Ambiente e Saúde”, do qual participaram o diretor do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), Romulo Paes de Sousa, o diretor do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris) e ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e o ex-secretário de Saúde do Ceará, Carlile Lavor, além do vice-presidente da Fiocruz Valcler Rangel.

Na parte da tarde, foi realizado o colóquio “Fiocruz Ceará, Saúde, Ambiente, Sustentabilidade e Desenvolvimento - articulação e legado”, no qual foram feitas reflexões sobre o papel estratégico da Fiocruz Ceará. Participaram do debate o professor da Universidade Federal do Ceará (UFCE) Jair do Amaral Filho e o pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) Marcelo Firpo Porto.

Em seguida, foram apresentados e debatidos alguns projetos de pesquisa em desenvolvimento no Ceará. A professora Raquel Rigotto, da UFCE, falou sobre os grandes empreendimentos e conflitos territoriais no estado, relacionados ao Complexo Industrial e Portuário de Pecém e a outras atividades como mineração, carcinicultura, fruticultura irrigada, entre outros.  Já o pesquisador José Veleres Braga, da Ensp/Fiocruz, falou sobre a necessidade de desenvolver um modelo de avaliação de impacto em saúde (AIS) a partir da perspectiva da epidemiologia. As apresentações foram debatidas pelo também pesquisador da Ensp/Fiocruz Paulo Sabroza e pelo representante do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jorge Machado.

A primeira frente da programação do evento foi organizada pela Abrasco e realizada nos dias 11 e 12 de maio com a promoção do encontro ampliado do Grupo Temático Trabalho de Saúde e Ambiente da associação. Pela primeira vez, seus integrantes discutiram os resultados de um evento, o II Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente, realizado em outubro de 2014, suas propostas e encaminhamentos. Também debateram como será dada continuidade às articulações intersetoriais com movimentos sociais e outras entidades da sociedade civil, muitas delas com representantes presentes no evento. Na noite do dia 11 de maio, houve o lançamento de duas publicações: o Dossiê Abrasco - Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde e a Cartilha Pronara, pela implementação imediata do Programa Nacional para Redução do Uso de Agrotóxicos.

A Jornada Nacional de Saúde e Ambiente é resultado da consolidação das ações do Programa Institucional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz. Fortaleza foi escolhida como local do evento porque a sede da unidade da Fiocruz Ceará, em construção, integrará o Polo Tecnológico de Saúde do estado. Sua missão está relacionada ao desenvolvimento de tecnologias e insumos para a saúde, ensino e realização de pesquisas científicas direcionadas à realidade ambiental e epidemiológica da região. 

O encontro, que segue até sexta-feira (15/5), também tem como objetivo detalhar o potencial de contribuição da Fiocruz ao desenvolvimento regional sustentável e possibilitar que diversos mecanismos institucionais no campo de saúde e ambiente da Fundação – Câmara Técnica de Saúde e Ambiente, Fórum das Unidades Regionais, Centro Colaborador de Ambiente e Saúde Pública - examinem e passem a convergir suas agendas ao debater o futuro do campo da saúde e do ambiente no país.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar