Início do conteúdo

Jogo digital da Fiocruz sobre lavagem de mãos é premiado

08/11/2021

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Idealizado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o jogo Hiji Sushi foi o vencedor da categoria de jogos digitais do Concurso Rebeldias, promovido pela Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (Rebel). O resultado da premiação foi anunciado no dia 23 de outubro, no encerramento da oitava edição do Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (Fael 8).

No jogo Hiji Sushi, jogador precisa lavar as mãos e preparar pratos de culinária japonesa pedidos pelos clientes do restaurante (imagem: reprodução)

 

O projeto foi desenvolvido pelos pesquisadores Tânia Zaverucha do Valle, do Laboratório de Imunomodulação e Protozoologia, e Gabriel Limaverde Sousa, do Laboratório de Esquistossomose Experimental, em parceria com Thiago Santos Magalhães, responsável pelo design e programação. A iniciativa contou ainda com a colaboração de Rafael Augusto Ribeiro e Beatriz de Lima Furtado, responsáveis pela arte.

De forma lúdica, o jogo busca promover a conscientização sobre a importância da lavagem das mãos e a forma correta de executar o procedimento, que é fundamental para prevenir a transmissão de doenças. O desafio se desenvolve no cenário de um restaurante de culinária japonesa, onde o jogador deve preparar refeições com rapidez, sem se descuidar da lavagem frequente e completa das mãos.

O Hiji Sushi pode ser acessado online no site do IOC/Fiocruz e encontra-se disponível para download na plataforma Educare da Fundação, de forma gratuita. O financiamento do projeto foi realizado a partir do edital para Recursos Comunicacionais e Educacionais Abertos (REA) da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar