Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IV Simpósio Fio-Câncer fortalece parcerias na rede de pesquisa


05/12/2019

Cristiane Boar | VPPCB

Compartilhar:

O Programa de Pesquisa Translacional (PPT), vinculado à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz (VPPCB) realizou nos dias 26 e 27 de novembro de 2019, no Hotel Scorial, o IV Simpósio Fio-Câncer reunindo pesquisadores que compõe a rede de pesquisa de diversas unidades da Fiocruz, além de participantes de instituições externas. 

A abertura do evento, apresentada pelo Vice-Presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas Rodrigo Correa destacou o progresso na estruturação da Rede Fio-Câncer. “O sucesso deste Programa acontece porque além de crescer dentro da Fiocruz, a proatividade do grupo em buscar parcerias externas faz toda a diferença”. 

Os coordenadores do Fio-Câncer Martín Bonamino e Adriana Bonomo apresentaram o financiamento de algumas atividades que só foram possíveis com a participação externa em iniciativas de captação de recursos e de ensino, respectivamente como parte dos progressos na estruturação. 

A parte científica do evento contou com a palestra do Dr. Alexandre Chiavegatto, da USP, sobre a aplicação de Inteligência Artificial na saúde, e do Dr. Marcelo Hill, do Instituto Pasteur de Montevidéu, que descreveu as iniciativas em oncologia da instituição uruguaia.

Dezesseis trabalhos de membros da rede foram apresentados oralmente com presença de profissionais das unidades da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Algumas colaborações e projetos iniciados a partir dos encontros da rede Fio-Câncer foram pontuados. 

A coordenação anunciou também no Simpósio que haverá ainda este ano, o recredenciamento dos grupos da rede, que inclui o cadastramento de projetos para novas oportunidades de captação de recursos. O evento deste ano proporcionou o estreitamento das colaborações que já se formaram e fomentou novos encontros.
 

Voltar ao topoVoltar