03/10/2014
Fonte: IOC/Fiocruz
A programação de outubro do Centro de Estudos reúne temas diversos que vão desde a arte e ciência à saúde pública. Realizada nesta sexta-feira, 03/10, a primeira edição do mês contou com a presença de Michel Dy, pesquisador do Laboratório Internacional Associado Fiocruz-CNRS, Hospital Necker de Paris, na França. O especialista ministrou a palestra The Basophil: a new immunoregulatory cell.
O próximo encontro, que acontece no dia 10 de outubro, debaterá sobre Green Liver Systems - a possibility for a sustainable water purification using aquatic macrophytes, em palestra de Stephan Pflugmacher, pesquisador do Departamento de Pesquisas Ecológicas e Ecotoxicologia de Impacto da Universidade Técnica de Berlim.
Já no dia 17, a ciência encontra a arte durante a palestra da professora da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Antonia Bezerra. A especialista discorrerá sobre A Arte é estruturante: pesquisa e ensino em Arte no Brasil. A iniciativa integra o encontro Tecnologias sociais, ciência e arte: encontros, diálogos e experiências no ensino e na promoção da saúde, promovida pelo Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos do IOC.
Tema de importância para a saúde pública, a dengue será abordada na semana seguinte, no dia 24/10, a partir da palestra Dengue virus specific T cell immunity in natural infection and vaccination, apresentada por Daniela Weiskopf, instrutora do Instituto La Jolla para Alergia e Imunologia, de San Diego, Estados Unidos.
O mês de outubro se encerra com a segunda edição do Prêmio Anual IOC de Teses Alexandre Peixoto, que destaca os melhores trabalhos defendidos no ano nos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto. Serão apresentados os resultados dos seguintes estudos:
- Aspectos da biologia de diferentes espécies de triatomíneos sobre o desenvolvimento de tripanossomatídeos: caracterização de serpina, aglutinina e microbiota intestinal, do estudante do Programa de Pós-graduação Strictu sensu em Medicina Tropical, Carlos José de Carvalho Moreira, orientado por José Rodrigues Coura;
- Estudos taxonômicos e bioecológicos de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) coletados em Províncias Espeleológicas Brasileiras, de Gustavo Mayr de Lima Carvalho, do programa de Biologia Parasitária, orientado por Reginaldo Peçanha Brazil;
- O Vírus influenza em pacientes com câncer e em co-infecção com o HIV-1, da estudante Milene Miranda Accioly de Mesquita, do Programa de Biologia Celular e Molecular, orientado por Thiago Moreno Lopes e Souza.
As sessões acontecem sempre às 10h, no Auditório Emmanuel Dias - Pavilhão Arthur Neiva. Para mais informações, entre em contato com o IOC pelo telefone (21) 2598-4220 ou pelo Fale Conosco da unidade.
Mais em outros sítios da Fiocruz