28/08/2014
Por: Lucas Rocha/IOC
A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que possui um dos maiores acervos de insetos da América Latina, acaba de lançar seu segundo catálogo ilustrado com todos os espécimes-tipo de abelhas depositados em seu acervo. Disponível on-line e com consulta gratuita, a publicação reúne, em cerca de 140 páginas, informações de mais de 30 espécies coletadas na América do Sul. O catálogo inclui atualizações taxonômicas, fotos dos insetos em diversos ângulos, além de tabelas com as características morfométricas de cada espécie descritas detalhadamente. .
“A riqueza de informações disponibilizada neste catálogo pode auxiliar na identificação de materiais coletados em diversas regiões. A divulgação do conteúdo impresso e online visa ampliar o acesso por profissionais e estudantes de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do mundo”, destacou o organizador da publicação e pesquisador visitante do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC, Sandor Buys. A iniciativa é fruto da parceria com os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sebastião Laroca e Maria Christina de Almeida. Curadora da Coleção, Jane Costa acredita que a produção do catálogo possibilita a ampliação da divulgação científica, agiliza o trabalho de pesquisa e valoriza o acervo da Coleção.
Ainda de acordo com Sandor, o material acompanha as demandas da sociedade. “Tudo o que está relacionado à biodiversidade passa por uma etapa de identificação. Para preservar uma área, por exemplo, é preciso conhecer os organismos que atuam no local e fazer um levantamento do ambiente. Isso permite definir a construção de um parque ou de uma reserva”, afirmou.