Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Instituto Oswaldo Cruz estimula a visita de pessoas surdas a seus acervos entomológicos


13/11/2013

Fonte: Instituto Oswaldo Cruz

Compartilhar:

A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) abre suas portas para uma iniciativa pioneira. Portadores de necessidades auditivas terão a oportunidade de conhecer a história e parte de um dos maiores acervos entomológicos da América Latina, por meio de visita guiada na Sala de Exposição Costa Lima, no tradicional Castelo Mourisco da Fiocruz. O projeto, intitulado Tarde das orquídeas: insetos, flores e biodiversidade, tem início nesta quarta-feira (13/11), às 14h. Com entrada gratuita, a iniciativa será realizada mensalmente, sempre às quartas-feiras, das 14h às 16h (com agendamento prévio, pelo telefone 21 2562-1270 ou pelo e-mail ce@ioc.fiocruz.br).

O projeto, organizado pelo Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC, tem como objetivo divulgar a ciência por meio da variedade de insetos exposta na coleção, promovendo acessibilidade e inclusão social. O público poderá apreciar a exposição por meio da mediação de intérpretes especializados em libras.

A iniciativa será dividida em três partes: na primeira, os visitantes serão recebidos na varanda do Castelo, para conhecerem um pouco mais sobre a sua história e sua importância para área científica. Após isso, os participantes caminharão até a Sala de Exposição Costa Lima, onde receberão informações sobre Ângelo Moreira da Costa Lima, entomólogo de reconhecimento internacional que dá nome à sala. Nesse momento, serão abordados temas na área de biodiversidade e a obra do célebre especialista. Para encerrar o passeio histórico, cultural e científico, será apresentado aos visitantes, na biblioteca do Castelo, o legado de Oswaldo Cruz.

A Coleção e a sala Costa Lima

A Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (CEIOC) é a mais antiga coleção científica da instituição. Foi fundada em 1901 pelo próprio Oswaldo Cruz e hoje abriga cerca de cinco milhões de exemplares de insetos, incluindo os da fauna brasileira e de outras regiões do mundo, representando quase todas as ordens conhecidas. Inaugurada há cinco anos, a Sala de Exposição Costa Lima, abriga exemplares didáticos do acervo da Coleção e está aberta à visitação ao público em geral de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (com agendamento prévio pelo telefone (21) 2590-6747), e aos sábados, no mesmo horário, sem a necessidade de agendamento, sempre com entrada gratuita.

Serviço

Tarde das orquídeas: insetos, flores e biodiversidade
Horário: quartas-feiras, das 14h às 16h (com agendamento prévio, pelo telefone (21) 2562-1270 ou pelo email ce@ioc.fiocruz.br).
Local: Castelo Mourisco da Fiocruz
Avenida Brasil 4.365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Saiba mais.

Voltar ao topoVoltar