Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições para o curso de capacitação em saúde e cultura da Fiocruz Brasília estão abertas até esta segunda-feira


31/10/2013

Fonte: Fiocruz Brasília

Compartilhar:

A Fiocruz Brasília e a Faculdade de Ciências da Saúde da UnB promoverão, a partir de 4 de novembro, o Curso de Capacitação em Saúde e Cultura para Ações de Mapeamento em Audiovisual. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até a data de início do curso. Exclusivo para jovens entre 18 e 29 anos, a atividade integra a programação da Semana Universitária da UnB, que tem como tema "Uma janela de oportunidades para a UnB do Futuro" e será realizada entre 4 e 8 de novembro.

No curso serão discutidos conceitos de Saúde e de Cultura e as múltiplas relações entre os dois campos, apresentadas ferramentas e noções básicas para pesquisa de campo e noções básicas de audiovisual. Também serão promovidas reflexões sobre como a cultura e a saúde podem colaborar para a promoção da qualidade de vida e cidadania nos territórios.

A bolsista do Programa de Educação, Cultura e Saúde da Fiocruz Brasília (Pecs), Ana Schramm, explica a relação entre os três setores: saúde, educação e cultura. “A promoção da saúde valoriza a educação e sua relação com a cultura, condicionante e determinante do ‘ser – estar’ saudável. Cultura e educação em saúde, partindo da consideração dos seus determinantes múltiplos, são dimensões da existência individual e social que engendram práticas de construção crítica de conhecimento capaz de contribuir com a autoestima, com a leitura do mundo, com a inserção em melhor posição socioeconômica e com a participação social”. Ana acrescenta que, neste sentido, educação e cultura representam duas faces de uma mesma moeda, associando a construção do bem estar às possibilidades reais de acesso às condições materiais e simbólicas de inclusão social dos sujeitos. “A dimensão cultural da saúde consiste também na interlocução entre saberes e hábitos de cuidado diferenciados e no respeito à diversidade das culturas”.

Para se inscrever, é necessário fazer o cadastro no SISTEMAS da UnB, por meio do link  https://sistemas.unb.br/autenticacao7/paginas/login.xhtml e depois acessar o link  a seguir para realizar a inscrição: https://sistemas.unb.br/siex/publico/oferta_extensao_listagem.xhtml;jsessionid=BvXAU4j25hTc4lt3kR9qv08V. Caso tenha problemas para acessar o site de inscrição, utilize como provedor o Internet Explorer. As aulas serão realizadas na Fiocruz Brasília nos dias 4, 5, 7, 8 e 9 de novembro, das 9h às 12h e das 12h às 17h30. A iniciativa é promovida pela Fiocruz Brasília, por meio da Rede Saúde e Cultura, e pelo projeto Vidas Paralelas, da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB.

Informações: (61) 3107-0317 (Interfoco – UnB) ou (61) 3329 4708 (Fiocruz) - http://www.semanauniversitaria.unb.br/

Voltar ao topoVoltar