Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas: unidades da Fiocruz publicam editais para pós e cursos diversos


08/01/2014

Compartilhar:

Programas de ensino de várias unidades técnico-científicas da Fiocruz divulgaram seus editais para seleção de candidatos para as turmas de 2014 e estão com inscrições abertas. As unidades desenvolvem programas de pós-graduação stricto sensu, lato sensu, e de educação profissional, nas modalidades presencial e a distância. 

Para os interessados em história das ciências e da saúde, a Casa de Oswaldo Cruz (COC) recebe inscrições para o curso de especialização em divulgação da ciência, com prazo para o dia 21 do mesmo mês. 

Os programas de pós-graduação da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp) também divulgaram seus editais. Três cursos de especialização estão com processo seletivo aberto. Um deles é a distância - gestão de redes de atenção à saúde -, que recebe inscrições até o dia 17 de fevereiro. Para a área de  vigilância sanitária, inscrições vão até o dia 27 deste mês; e para saúde pública, até 3 de fevereiro. O curso de atualização em fundamentos da experiência psicanalítica recebe inscrições até o dia 15 deste mês.

Na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), o curso de Radiologia está com inscrições abertas até 17 de janeiro. Este é um curso técnico, integrado ao Ensino Médio, oferecido para jovens e adultos (Proeja). Também na Escola, são oferecidas vagas para três especializações técnicas de nível médio: Mamografia, com inscrições até 17 de janeiro; proteção radiológica para ambientes de saúde - inscrições até 24 de janeiro -; e registros e produção das informações em saúde - inscrições até 11 de fevereiro.

O Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec), em sua área de pesquisa clínica em doenças infecciosas, conta com seleção para doutorado e pós-doutorado. As inscrições seguem em fluxo contínuo. Já para os interessados no aperfeiçoamento em psicologia clínica e hospitalar em infectologia, as inscrições são até o dia 19 de março.

A especialização em informação científica e tecnológica em saúde, do Instituto de Comuniação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), recebe inscrições até  20 de fevereiro.

O Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) também tem processos seletivos abertos. Um deles é a especialização em controle de qualidade de produtos, ambientes e serviços vinculados à vigilância sanitária - de 13 a 24 de janeiro -, outro é o mestrado profissional em vigilância sanitária, que recebe inscrições até 20 de fevereiro.

O Instituto Fernandes Figueira (IFF) oferece mestrado e doutorado na área da saúde da mulher e da criança, tanto para a área de pesquisa aplicada à saúde da criança e da mulher (mestrado/doutorado), quanto para saúde da criança e da mulher (mestrado/doutorado). Candidatos deverão se inscrever de 21 a 30 de janeiro. Para os interessados em residência, a área de enfermagem obstetrícia recebe inscrições de 27 a 31 de janeiro. Já para especialização em psicoterapia infantojuvenil, o prazo é dia 17 deste mês.

Os programas doutorado em biodiversidade e saúde e medicina tropical, ambos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), recebem inscrições em fluxo contínuo, enquanto os programas de doutorado e mestrado em biologia computacional e sistemas tem inscrições abertas até 28 de janeiro. O prazo para a especialização em ciência, arte e cultura na saúde é dia 24 de janeiro.

Leia mais no Portal Fiocruz, em Inscrições abertas.

Voltar ao topoVoltar