Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para segundo módulo do curso sobre ciência, arte e transdisciplinaridade


10/12/2018

Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Estão abertas, até 10 de dezembro, as inscrições para o segundo módulo do curso internacional Innovation at the intersection of ArtScience and Transdisciplinarity (Inovação na Interseção entre CienciArte e Transdisciplinaridade). Voltada para estudantes de pós-graduação, a capacitação tem como foco a promoção da inovação e da criatividade por meio da integração entre abordagem transdisciplinar, ciência e arte. Com palestras e workshops, a atividade será realizada de 10 a 14 de dezembro, no campus da Fundação Oswaldo Cruz em Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Realizado em julho, o primeiro módulo do curso discutiu experiências de transdisciplinaridade e aplicações da metodologia baseada na integração entre ciência e arte em questões ligadas à saúde, ciência e cidadania, em diferentes países das Américas. A segunda etapa da capacitação terá como foco o aprendizado com ciência e arte, aprofundando o debate sobre experiências no Brasil e nos Estados Unidos. Entre outros temas, serão analisados o currículo de inovação americano – conhecido como STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática) – e o currículo dos cursos de Ciência e Arte da Fiocruz.

Também serão abordados indicadores das experiências formativas com ciência e arte, incluindo desenvolvimento de habilidades de pensamento criativo, comportamentos colaborativos e resultados inovadores com crianças, adolescentes e adultos. A programação contará com palestras e workshops realizados pelo fundador e diretor da fundação The Art of Science Learning, nos Estados Unidos, Harvey Seifter. Haverá ainda palestras ministradas pela pesquisadora Tania Araujo Jorge, chefe do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, juntamente com os pesquisadores Paulo Roberto Vasconcellos-Silva e João Silveira, do mesmo Laboratório.

Promovido pela Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o curso é organizado pelo Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos e integra a programação da 10ª edição do Simpósio Ciência, Arte e Cidadania, que contou com atividades ao longo de todo o ano. Acesse o campus virtual Fiocruz para conferir a programação e se inscrever.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar