12/04/2023
Comunicação Interna (CCS), com informações da Cooperação Social Fiocruz
A Fiocruz promove, nos dias 25 e 26 de abril, o Seminário Final da 2ª edição do projeto Jovens Investigadores em Saúde, organizado pela Agenda Jovem Fiocruz. O encontro terá apresentações dos projetos finais de 14 jovens de diferentes territórios brasileiros e mesas de debates sobre temas como intolerância religiosa, ações afirmativas e cultura de periferias, entre outros assuntos que dialogam com os projetos de pesquisa.
O evento é aberto ao público e acontece das 8h às 17h, de forma presencial, no Auditório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Para participar, basta preencher um formulário on-line.
No primeiro dia (25/4), a programação inclui a participação do professor e babalawô Ivanir dos Santos, autor do livro Marchar não é caminhar: interfaces políticas e sociais das religiões matriz africanas do Rio de Janeiro, da ativista e palestrante de assuntos indígenas e ambientais Marcia Kambeba e da deputada estadual Marina do MST (PT-RJ), entre outros nomes. No segundo dia (26/4), compõem a mesa o delegado da Polícia Civil e doutor em Ciência Política Orlando Zaccone, o poeta Deley de Acari e a doutora em Ciências Sociais Luane Bento.
Durante todo o evento, artistas do graffiti apresentarão seus trabalhos. O seminário será encerrado com um sarau promovido pelos grupos Coletividade Funk e Resistência Urbana — Poesia, Rap, Funk.
Programação
25/4 (Terça-feira)
8h - Abertura: Márcia Kambeba - doutoranda em Estudos Linguísticos (UFPA), ativista e palestrante de assuntos indígenas e ambientais
8h15 - Mesa 1: Mulheres, soberania alimentar e violências
Marcia Kambeba, Marina MST (deputada estadual) e Alessandra Nzinga (cientista social)
10h30 - Mesa 2: Sobre intolerância religiosa, gênero e interseccionalidade e políticas de ações afirmativas
Babalawô Ivanir dos Santos, Sara York (doutoranda em Educação/Uerj) e Humberto Salustriano (doutor em Educação/Unirio)
12h30 - Almoço
14h - Apresentação dos projetos dos Jovens Investigadores
16:30 - Encerramento
26/4 (Quarta-feira)
8h - Abertura: Deley de Acari - poeta, favelado e animador cultural
8h15 - Apresentação dos projetos dos jovens investigadores
12h - Almoço
13h15 - Mesa 3: Educação antirracista, culturas de periferias e criminalização das drogas e da pobreza
Luane Bento (doutora em Ciências Sociais/PUC-RJ), Orlando Zaccone (delegado e doutor em Ciência Política/UFF) e Deley de Acari
15h45h - Sarau de encerramento com Coletividade Funk e Resistência Urbana - Poesia, Rap, Funk.