Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para candidaturas à Presidência da Fiocruz


27/01/2023

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

As inscrições para concorrer ao cargo de presidente da Fiocruz, vago com a nomeação de Nísia Trindade Lima para o Ministério da Saúde, estão abertas nesta semana, no período de 30/1 até 3/2. A entrega dos documentos exigidos pelo Regulamento Eleitoral pode ser feita das 9h às 17h (horário de Brasília) de duas formas: remotamente, pelo e-mail eleicoes2023@fiocruz.br; ou presencialmente, no Campus Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro), com agendamento prévio pelo mesmo endereço eletrônico.   

O Estatuto da Fiocruz determina a realização de eleição para compor uma lista tríplice, que será encaminhada para a ministra da Saúde. De acordo com o Regulamento Eleitoral, podem concorrer “profissionais de competência técnico-científica e/ou notório saber, pertencentes ou não ao quadro de servidores da instituição, reconhecidos pelo Conselho Deliberativo (CD) da Fiocruz após análise de currículos”. O candidato eleito cumprirá o mandato atual, de 2023 até o fim de 2024.  

Documentos necessários  

Os interessados em concorrer devem entregar todos os documentos exigidos em formato digital, mesmo no caso de a inscrição ser feita presencialmente. Primeiro, é preciso baixar o formulário com pedido de inscrição no Portal Fiocruz. O formulário deve ser preenchido, assinado, digitalizado e entregue com o arquivo da carteira de identidade, também digitalizada; com uma foto atual do candidato em alta definição (3x4 ou meio corpo, em JPEG ou PNG); e com o link do currículo Lattes do inscrito. No caso de cadastro remoto, os documentos devem ser necessariamente enviados para o endereço eleicoes2023@fiocruz.br. Na inscrição presencial, podem ser entregues pelo mesmo endereço ou em outro suporte, como pen-drive.  

Lista tríplice  

A votação será feita por meio de sistema virtual on-line, em um único turno. O eleitor votará em até três candidatos, indicando sua ordem de preferência. A lista tríplice será formada pelos candidatos que obtiverem votação igual ou superior a 30% da soma das três posições do total de votos válidos. Essa lista de nomes será encaminhada pelo CD Fiocruz para a ministra da Saúde.   

Controle social  

O processo eleitoral é aberto pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz, que aprovou a composição da Comissão Eleitoral e do Grupo Técnico para Assessoria em Tecnologia da Informação (GTATI), responsável pela segurança da informação e infraestrutura de dados. Para o acompanhamento da comunidade da Fiocruz e controle social, a Comissão Eleitoral fará transmissão em tempo real do fechamento das urnas virtuais e da apuração dos votos, pelos canais de comunicação institucionais.  

Eleitores  

Têm direito a votar servidores da Fiocruz em atividade, de qualquer das unidades ou escritórios da instituição; servidores cedidos oficialmente de outras instituições públicas, com mais de um ano de atividades na Fundação; e servidores ocupantes de cargos de confiança, com mais de um ano de atividades na Fiocruz.   

Votação  

Os servidores da Fundação aptos a votar escolherão o sucessor em sistema on-line, já amplamente usado e testado na instituição nos últimos dois anos. Os eleitores devidamente habilitados participarão do processo eleitoral utilizando-se de dispositivo conectado à internet para a escolha do candidato, envio remoto do voto e a confirmação do depósito na urna virtual.   

Voltar ao topoVoltar