Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inova Labs Fiocruz: pesquisadores apresentam soluções em vídeos de 1 minuto


05/11/2019

Kath Lousada | VPPCB

Compartilhar:

O programa Inova Labs é intenso e desafiador. As dez semanas de atividades em empreendedorismo científico da primeira rodada estão próximas de terminar e resultados já podem ser vistos. Nos canais do YouTube da Fiocruz e da Biominas estão disponíveis vídeos dos pesquisadores falando sobre as suas soluções em apenas um minuto.

A dinâmica faz parte do treinamento. Criar a narrativa de cada startup ou spin off foi uma das ações do programa que os pesquisadores desempenharam com muita qualidade, destacando as principais qualidades e o diferencial do negócio em uma linguagem que aproxima o público da ciência.

Ao longo do Inova Labs realizado dentro e fora da Fiocruz, os pesquisadores puderam conhecer experiências de outros empreendedores e trocar ideias. Ouviram palestras sobre liderança e autoconhecimento; design de informação; discursos que influenciam; e técnicas de criatividade para nomes em negócios, entre outras atividades que buscaram validar oportunidades, criar estratégias e desenvolver novas habilidades de forma ágil, direcionada e experimental. Individualmente e em horários agendados, as equipes também receberam coaching de negócios e financeiro.

O coordenador do Programa Inova Fiocruz, Milton Moraes, participou da sessão de treinamento de pitches - quando os pesquisadores apresentam as suas soluções em apenas quatro minutos. Um desafio para muitos. “Foi incrível a participação dos diferentes coordenadores de projetos, apresentando as suas empresas em quatro minutos. Dá para ver um progresso enorme na qualificação e no treinamento destas pessoas visando a geração de novos produtos para o Sistema Único de Saúde”.

Inova Labs Fiocruz realiza primeiro Demoday do programa

Após dez semanas de atividades intensas em empreendedorismo científico, equipes de pesquisadores da Fiocruz chegam à final do programa Inova Labs em um evento especial – Demoday - no dia 12 de novembro, a partir de 8h, na Tenda da Ciência, no Campus Manguinhos. A iniciativa das Vice-Presidências de Pesquisa e Coleções Biológicas e de Produção e Inovação em Saúde conta com a parceria do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (Decit/SCTIE/MS).

A proposta do Demoday é apresentar para a comunidade Fiocruz e para o público em geral as soluções em Oncologia e Emergências Sanitárias que possam ser implementadas no Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo necessidades da população. Estruturadas ao longo o programa Inova Labs Fiocruz como modelos de negócios, os pesquisadores afirmam que o conhecimento adquirido ao longo do treinamento tem promovido uma mudança de cultura na forma de pensar a ciência.    

Inscrições abertas para a rodada 2

A segunda rodada do treinamento do Inova Labs está com inscrições abertas e traz novidades: além dos temas Emergências Sanitárias e Oncologia, passa a fazer parte do programa a área temática Doenças Negligenciadas. Também está aberta a participação de estudantes de pós-graduação da Fiocruz como integrantes da equipe.

A segunda rodada do Inova Labs Fiocruz receberá inscrições até 1º de dezembro deste ano e as dez semanas de treinamento terão início em 3 de fevereiro de 2020. 

                                      

Voltar ao topoVoltar