13/11/2023
Por: Bárbara Clara e Alexandre Magno (INI/Fiocruz)
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) recebeu, na última quarta-feira (1/11) visita da delegação do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS) e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), duas das principais agências federais de saúde dos Estados Unidos (EUA). Membros estiveram em visita oficial à Fiocruz para fortalecer parceria e conhecer áreas potenciais de cooperação.
Os visitantes foram recepcionados pelo Vice-Diretor de Serviços Clínicos do INI, Estevão Portela; pela Chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Micobacteriores (LaPclin TB), Valeria Rolla; pela pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids), Sandra Wagner; pelo Assessor Internacional do INI, Tiago Nery; pela Chefe do Serviço de Vigilância em Saúde do INI, Mayumi Wakimoto e contou com a moderação da Infectologista do INI, Paula Reges. Aos convidados, foram apresentados toda a história e infraestrutura do Instituto; além de compartilhadas informações de todo o trabalho produzido, principalmente durante a criação do Centro Hospitalar durante a pandemia de covid-19.
Durante a visita, Loyce Pace, Secretária Adjunta de Assuntos Globais do HHS, falou sobre a motivação da visita e o orgulho da parceria de longa data. “Sei que nós, dos Estados Unidos, temos uma parceria de longa data com a Fiocruz, da qual temos muito orgulho. Estou aqui apenas para aprender mais sobre como essa parceria evoluiu, especialmente desde a pandemia de covid-19. Muitas coisas aconteceram em termos de como prestamos cuidados com a saúde, como as inovações e produtos médicos são fabricados e, o mais importante, o que fazemos com todas essas informações e dados agora para melhorar as maneiras como promovemos a saúde e o bem-estar, e nos preparamos para o que pode vir a seguir.”
Pesquisadora do INI/Fiocruz é homenageada pela comitiva
Durante a visita, a infectologista e pesquisadora do INI, Paula Reges, recebeu a medalha U.S Public Health Service 1798 concedida pelo CDC. Paula recebeu a medalha das mãos da Diretora do órgão americano, Mandy Cohen, pelo afinco na apresentação do trabalho do INI para a Comitiva e por ser uma uma mulher atuando na saúde global.
Faziam parte da delegação Loyce Pace, Secretária Adjunta de Assuntos Globais do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (HHS); Nelson Arboleda, Diretor do Escritório das Américas; Mackenzie Klein, Oficial Sênior de Saúde Global; Kristin Kelling, Adido de Saúde do HHS; Dailani Carrijo, Analista de Saúde Pública; Mandy Cohen, Diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC); Howard Zucker, Diretor Adjunto para a Saúde Global (CDC); Kayla Laserson, Diretora do Centro de Saúde Global (CDC); Dan Jernigan, Diretor do Centro Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes e Zoonóticas (CDC); Niall Brennan, Assessor Sênior, IOD (CDC); Audrey McColloch, Diretora Adjunta de Políticas, Centro de Saúde Global ( CDC ); Juliette Morgan, Diretora Regional da SAM (CDC); Ana Carolina Santelli, representante do Brasil no CDC; Alison Kelly, Diretora Adjunta Regional da SAM (CDC); Luciana Kohatsu, Diretora Associada Regional de Ciência Laboratorial(CDC); Ana Carla Pecego, Assessora Técnica Sênior (CDC); Solomon Torres, Assessor Técnico Assistente (CDC); Fabio O’Brien Especialista Administrativo em Saúde Pública (CDC); Casey Garay, Assistente Especial do Diretor do CDC; e Dana McLoughlin, Assistente Especial do Diretor Adjunto do CDC para Saúde Global. Estavam presentes também na visita Pedro Burger, Coordenador Adjunto do Centro Global de Saúde (CRIS/Fiocruz); Luna Arouca, Coordenadora do Eixo Saúde das Redes da Maré; Romário Ferreira Euzébio, morador da Favela Parque Maré e Coordenador da Pesquisa Vacina Maré, equipe de dados; e Maria Eduarda Gomes Carvalho, moradora da Favela do Morro Timbau e Coordenadora da Pesquisa Vacina Maré, equipe de coleta de dados.
Mais em outros sítios da Fiocruz