Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Informe Monkeypox: Fiocruz atua em quatro frentes


09/08/2022

David Barbosa (CCS)

Compartilhar:

O coordenador dos Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio, apresentou um informe sobre o surto atual de Monkeypox no primeiro dia de reunião (1/8) do Conselho Deliberativo. As ações desenvolvidas pela Fiocruz para o enfrentamento à atual emergência sanitária provocada pelo vírus dividem-se em quatro frentes: diagnóstico, assistência aos casos suspeitos, educação para profissionais da saúde e articulação interna e externa para a resposta. 

Em relação ao diagnóstico, as iniciativas incluem o fornecimento de controles positivos para testes, treinamento de técnicos de vários países (em parceria com a OPAS) e o desenvolvimento de kit para diagnóstico, atualmente em fase de validação. No campo da assistência, além de concentrar o atendimento da maioria dos casos suspeitos no Estado do Rio no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI), a Fundação também tem promovido comunicações sobre a doença e elaborado protocolos de pesquisa clínica.

Já as ações de educação para os profissionais envolvem cursos para o Sistema Universidade Aberta do SUS (Unasus) e capacitações para a coleta de material biológico para diagnóstico, biossegurança e cuidados com a doença. Entre as iniciativas relacionadas à articulação para a resposta, estão a organização da Sala de Situação Fiocruz, com reuniões semanais; a promoção de debates sobre temas de pesquisa e protocolos de possíveis estudos; e a participação no Centro de Operação de Emergências Monkeypox do Ministério da Saúde.

*Fotos: Peter Ilicciev (CCS)

Voltar ao topoVoltar