Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Indústria 4.0 é tema da edição de julho e agosto da Revista Poli


03/07/2018

Talita Rodrigues (EPSJV/Fiocruz)

Compartilhar:

A Revista Poli nº 58, de julho e agosto de 2018, já está disponível. A matéria de capa, sob o título Seremos líderes ou escravos da Indústria 4.0?, provoca a reflexão sobre a chamada Quarta Revolução Industrial, a entrada das novas tecnologias e se a mão de obra humana poderá ser substituída pela inteligência artificial.  

Na sequência, uma matéria sobre o que está por trás do Escola Sem Partido. Nela, estudiosos do tema observam como o movimento está alinhado a parlamentares ligados a segmentos religiosos, evocando um discurso moralista para atacar a autonomia docente. 

A matéria sobre determinação social da saúde trata da relação entre habitação e saúde. A reportagem mostra que as cidades carentes de moradias dignas são as mais impactadas por doenças que se alimentam da desigualdade social, como a tuberculose.

O entrevistado desta edição é o sociólogo e professor Giovanni Alves, da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), que faz uma análise da conjuntura em que se deu a paralisação dos caminhoneiros e explica como a categoria acabou sendo atraída por movimentos de direita. 

A reportagem que fecha a série especial sobre os 30 anos do SUS questiona se as bases que deram sustentação a sistemas universais, como o do Reino Unido, estavam presentes por aqui nos anos 1980, quando pensado o nosso sistema de saúde. E, até que ponto hoje é possível, ao Norte e ao Sul, seguir perseguindo o horizonte do Estado de bem-estar social.

A Revista Poli é editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e aborda principalmente temas relacionados aos campos da educação, saúde e trabalho.

Voltar ao topoVoltar