Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INCQS abre comemorações pelos 37 anos com debate sobre a obra de Manoel de Barros

A escritora e jornalista Bianca Moneda

11/09/2018

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

“Para mim, poderoso é aquele que descobre
as insignificâncias (do mundo e as nossas).”
(Manoel de Barros)

O que o poeta Manoel de Barros, o homem encantado pelas inutilezas e insignificâncias da vida, nos diria neste momento? O diálogo entre a obra do autor e as outras áreas foi promovido pela escritora e jornalista Bianca Ramoneda na palestra Matéria de poesia: um encontro para transver o mundo inspirado na obra do poeta Manoel de Barros, em 10 de setembro. Com um tom leve e revigorante, a apresentação abriu as comemorações do 37º aniversário do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz). A programação se estende até sexta-feira.

A inauguração das festividades, que também marca a 7ª Jornada Científica, contou com a presença, na mesa de abertura, da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade e do presidente da Asfoc Sindicato Nacional, Paulo Garrido, além de Antonio Eugenio de Almeida e Silvana do Couto Jacob.


Silvana Jacob, Nísia Trindade, Eugenio de Almeida e Paulo Garrido (Foto: Pedro Paulo Gonçalves)

Na plateia estavam, além dos trabalhadores do INCQS e outras instituições de saúde, figuras expressivas, como a filha do poeta Manoel de Barros, a pintora Martha de Barros; o ex-presidente da Fiocruz Akira Homma, um dos responsáveis pela instalação do INCQS; a representante da Secretaria Estadual de Saúde do RJ, Iralda  Ferreira; o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rivaldo Venâncio; o representante da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas da Fiocruz, Win Degrave; a assessora da Presidência da Fundação, Inês Fernandes; e o ex-diretor do Instituto, Eduardo Leal.

“Este é um momento especial para mim, pois é o meu primeiro aniversário à frente do INCQS. E eu estou muito feliz pela organização do evento comemorativo ter sido de forma coletiva, com união e envolvimento de muitas pessoas, como espero que seja tudo daqui pra frente”, comemorou Antonio de Eugenio Almeida.

As comemorações seguirão ao longo da semana. Na quarta-feira os temas são: vacinas e doenças emergentes e reemergentes. Na quinta: os 30 anos do SUS e a Reforma Sanitária. Já na sexta, tem palestra sobre psicologia, Quando a Vida Muda de Rumo, e sobre Gestão do Conhecimento. Simultaneamente acontece a programação da Jornada Científica.

As festividades serão encerradas com bolo e música. Confira a programação, que é aberta ao público em geral, gratuita e não requer inscrições prévias.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar