Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz vai sediar o 1º Congresso Brasileiro sobre Hipertensão na Gravidez


20/05/2021

Por: Suely Amarante (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

No dia 28 de maio é celebrado o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, alusiva a essa data, a Rede Brasileira de Estudos Sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG) promoverá no dia 22 de maio, de 9h às 17h, por meio do Portal de Boas Práticas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) o 1º Congresso Brasileiro sobre Hipertensão na Gravidez. A iniciativa tem como objetivo articular esforços de pesquisadores e especialistas em torno da discussão sobre as melhores diretrizes e condutas clínicas para a prevenção e tratamento das situações de hipertensão na gestação. 

Ainda como parte desta celebração, o Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz realizou, durante todo o mês de maio, uma série especial de encontros sobre Prevenção da Mortalidade Materna em tempos da pandemia da Covid-19. A programação contou com a participação de especialistas e abordou as três principais causas de morte materna: Prevenção da Mortalidade Materna por Infecção, que aconteceu no dia 29 de abril; Prevenção da Mortalidade Materna por Hipertensão, que aconteceu no dia 13 de maio e Prevenção da Mortalidade Materna por Hemorragia, que acontecerá no dia 27 de maio. Acesse o site do Portal e saiba mais sobre os encontros

“O Portal fez ciclos de encontros com especialistas sobre os temas, abordando as três principais causas da mortalidade materna no Brasil, que são hipertensão, hemorragias e infecções. Agora com a pandemia da Covid-19, temos uma quarta causa associada à mortalidade materna por Covid-19. Neste sentido, o 1º Congresso Brasileiro de Hipertensão vai propor discussões dos melhores processos de cuidado e da estrutura necessária para que o Sistema Único de Saúde (SUS), cada vez mais, proteja a vida das mulheres durante a gestação, parto, nascimento e puerpério”, ressaltou a médica, pesquisadora e coordenadora de Ações Nacionais e Cooperação do IFF/Fiocruz.

Como Instituto Nacional, uma das atribuições do IFF/Fiocruz é articular diferentes centros de referência em saúde da mulher, da criança e do adolescente com diversos pesquisadores que atuam na saúde desse público-alvo. “Nessa perspectiva, o Portal está muito honrado em sediar um evento neste protagonismo, nos sentimos gratificados por integrar diferentes ações voltadas para a redução da mortalidade materna no Brasil e por sermos reconhecidos por uma Rede Brasileira de Hipertensão que compreende a credibilidade e visibilidade do Portal de Boas Práticas”, finalizou a pesquisadora Maria Auxiliadora.  

Serviço

O I Congresso Brasileiro sobre Hipertensão na Gravidez vai acontecer no dia 22 de maio de 2021, das 9h às 17h (horário de Brasília). 
O evento é gratuito e aberto a todos; para emissão de certificado é necessária inscrição no evento. A transmissão, ao vivo, poderá ser acompanhada na página do evento no Portal e no canal do Portal de Boas Práticas no Youtube

Inscreva-se e participe! Mais informações no Portal de Boas Práticas.

Voltar ao topoVoltar