Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF abre curso de inserção de cateter venoso


27/07/2005

Compartilhar:

 IFF abre inscrições para curso de capacitação e qualificação

As inscrições para a quinta edição do “Curso de Capacitação e Qualificação em Inserção e Manutenção de Dispositivos Intravasculares e do Cateter Venoso Central de Inserção Periférica (Picc)” estão abertas até o dia 5 de novembro. As aulas serão nos dias 8, 9 e 10 de novembro no Instituto Fernandes Figueira (IFF). São oferecidas 50 vagas para profissionais da área de saúde com vínculo na assistência hospitalar.

O objetivo do curso é fornecer modelos para a prática de cuidados, como forma de prevenção contra infecções na corrente sanguínea durante a inserção e manutenção dos dispositivos venosos com ênfase nas técnicas realizadas em pacientes neonatos/pediátricos.

Ao todo, serão ministradas 16 horas de aulas teóricas. O curso será concluído com atividade prática (inserção do cateter epicutâneo), que será realizada na instituição de origem. Para o recebimento do certificado, o aluno deverá apresentar a declaração de sua chefia, comprovando a experiência em pelo menos três inserções, junto com o preenchimento do protocolo próprio do curso.

Também serão abordados temas que ressaltem a importância da aplicação das principais medidas realizadas, tais como os aspectos anatômicos do sistema cardiovascular; os aspectos psicológicos relacionados à criança submetida a punção venosa; a incompatibilidade de droga X DIV/PICC; a redução de agravos relacionados ao DIV/PICC; a prevenção e cuidados na utilização de DIV/PICC em neonatal e pediatria; os curativos apropriados ao DIV/PICC; e as imagens radiológicas em DIV/PICC.

Os interessados devem procurar a  Secretaria do Centro de Estudos Olinto de Oliveira do IFF na Avenida Rui Barbosa. Informações: 2554-1865 (CACIH), 2554-1714 (CEOO) ou pelo e-mail picc@iff.fiocruz.br.

 

 

 

 

Voltar ao topoVoltar