Início do conteúdo

I Simpósio One Health Lab terá como tema a “Cooperação transnacional em biodiversidade, ambiente e saúde”

11/05/2021

Compartilhar:

 

O One Health Lab realizará, nos dias 25 e 26 de maio, seu I Simpósio na linha One Health no âmbito da Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS). O evento virtual terá como tema a “Cooperação transnacional em biodiversidade, ambiente e saúde.” 

O I Simpósio One Health Lab é organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Fiocruz Ceará e pela Universidade de Aveiro (UA), por meio do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), tem como objetivos apresentar e integrar linhas de pesquisa, projetos e ações desenvolvidas pelos pesquisadores/colaboradores da Plataforma Internacional (PICTIS) e identificar e compor novas colaborações.

O Simpósio também visa promover a troca de conhecimento a partir das experiências internacionais dos participantes, além de identificar as principais necessidades do grupo visando o fortalecimento do laboratório, coordenado pelo pesquisador da Fiocruz Ceará, José Cordeiro. De acordo com José Cordeiro, cerca de 60 instituições de 14 países europeus estão envolvidas na iniciativa da PICTIS onde o One Health Lab é um dos seis laboratórios setoriais desta Plataforma Internacional, que está fisicamente instalada no Parque de Ciência e Inovação (PCI - Creative Science Park) de Aveiro.

Para permitir maior participação e engajamento de toda comunidade dos estados ibero-americanos, o evento contará tradução simultânea.

O projeto do Laboratório é uma iniciativa conjunta da Fiocruz e da Universidade de Aveiro (UA), e faz parte de Acordo de Cooperação Internacional para C,T&I que contempla projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação de interesse do Brasil e de Portugal. A Fiocruz e a UA assinaram um Protocolo de Colaboração em 2019, mas desenvolvem projetos de investigação conjuntos desde 2011, através das diferentes Unidades da Fiocruz.

Saiba mais

De iniciativa multilateral, o One Health Lab instalou o primeiro Laboratório Setorial da Plataforma Internacional para Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde em Portugal.

A parceria conta com pesquisadores da Fiocruz e da União Europeia, que juntos cooperam no desenvolvimento de projetos de pesquisa que fortaleçam conhecimento, produtos e serviços para seus Sistemas Nacionais de Saúde, tendo como linha integradora a abordagem One Health (Saúde Única). 

Serviço:

I Simpósio One Health Lab
25 e 26 de maio de 2021
Mais informações e inscrições, acesse link:
https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/onehealthlab 

Voltar ao topoVoltar