Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

HIV e Aids no Brasil é o tema do Sala de Convidados


09/12/2020

Fonte: Canal Saúde

Compartilhar:

O Sala de Convidados desta semana vai tratar de uma epidemia presente no mundo até hoje, a epidemia do HIV. O Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) circula entre nós há pelo menos cinco décadas. Apesar de existir tratamento e controle do HIV, com antirretrovirais eficazes, e o vírus não progredir, necessariamente, para a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids), e de expressões como “câncer gay” ou “peste gay”, atribuídos à Aids antes da identificação e classificação do vírus e da doença, sabidamente não fazerem sentido algum, o tabu em torno do tema e o estigma das pessoas infectadas resistem ao tempo.   

O programa vai contar um pouco dessa história. A trajetória do HIV, passando de anos de desconhecimento e mortes para a descoberta de tratamento e controle, e o legado de preconceito, que fez surgir, desde o início, movimentos e organizações de luta pelos direitos da população LGBT espalhados pelo mundo. 

Vamos entender também como a pandemia do novo coronavírus tem afetado a continuidade do tratamento de pessoas soropositivas. Além da preocupação de contaminação, o medo do estigma, se a pessoa se ver obrigada a tratar, ainda que temporariamente, na localidade em que mora para evitar longos deslocamentos, é um fator para a interrupção.    

Assista ao Sala de Convidados ao vivo nesta quinta-feira (10/12), das 11h às 12h. Participarão do debate a distância a secretária executiva do Fórum ONG/Aids do Estado do Rio de Janeiro, Regina Bueno; o coordenador de acolhimento da Rede Jovem Rio+, Leonardo Aprígio; e a assessora de apoio comunitário do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Ariadne Ribeiro. 

E você também é nosso convidado. Envie perguntas e comentários, com antecedência ou durante o programa, através das redes sociais ou pelo WhatsApp do Canal Saúde. As respostas serão dadas ao vivo. Não perca!  

Dica importante

Para quem assiste por meio de antena parabólica, o Canal Saúde está em nova frequência (4085) e com novo symbol rate (4400). É necessário alterar essas configurações no receptor da parabólica para manter a sintonia no canal. Veja a seguir todas as formas de acesso ao Canal Saúde e como é possível o espectador ajudar a fazer o programa no dia.

Sobre o Sala de Convidados

Programa ao vivo, inédito toda quinta-feira, das 11h às 12h. Os temas em geral são factuais, relacionados às políticas públicas na área da saúde, e a participação do espectador pode ser antecipada ou no dia, com perguntas através do número 0800 701 8122, pelo WhatsApp 21 99701- 8122, pelas redes sociais do Canal Saúde ou pelo e-mail canal@fiocruz.br.

Como assistir 

Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em 'Assista Agora' na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar