Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

História e desafios atuais da Aids no Brasil são pauta do Encontro às Quintas


17/08/2023

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

A Aids em questão: história e desafios atuais no Brasil é o título da primeira edição do Encontro às Quintas no segundo semestre de 2023. O evento presencial será realizado no dia 24 de agosto, às 10h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, Rio de Janeiro, com a participação do pesquisador e professor da Escola de Saúde Pública da Universidade de Columbia e diretor da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) Richard Parker e do editor-científico da revista História, Ciências, Saúde - Manguinhos, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e presidente da Divisão de História da Ciência e da Tecnologia da União Internacional de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia Marcos Cueto.

O debate terá como ponto de partida a apresentação de Richard Parker que examinará as distintas fases da Aids nos últimos quarenta anos, destacando as diferenças entre a resposta global e a resposta à epidemia no Brasil, além de refletir criticamente sobre o chamado “fim da Aids”. Para isso, Parker utiliza diversas perspectivas metodológicas como “a história do presente” (mais frequentemente associada à abordagem genealógica desenvolvida por Michel Foucault) e o “método do caso estendido” (associado ao trabalho de Michael Burawoy, sob a perspectiva da sociologia histórica neomarxista). Parker é autor de Imagining the epidemic: the politics of Aids and the invention of Global Health, que será publicado em breve, e Estigma, discriminação e Aids, com Peter Aggleton, entre outros.

A exposição de Marcos Cueto debaterá o livro Uma história global e brasileira da Aids (1986-2021), desenvolvido em coautoria com o pesquisador em estágio pós-doutoral na COC Gabriel Lopes, que será publicado pela Editora Fiocruz. A obra discute como, desde a década de 1990, a Aids foi considerada uma doença com características singulares, por gerar novas pesquisas e tratamentos, ajudar a combater o estigma social, denunciar os preços de medicamentos, promover parcerias singulares entre a sociedade civil, os governos e as agências internacionais e reduzir as assimetrias de poder globais.

A debatedora será a pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Simone Monteiro, professora dos programas de pós-graduação na Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e de Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (PGEBS/IOC/Fiocruz). Autora do livro Qual prevenção Aids, Sexualidade e Gênero em uma favela carioca (2002) e coorganizadora da coletânea Estigma e Saúde (2013).

O Encontro às Quintas é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz, coordenada pelo professor e pesquisador Marcos Chor Maio.

Encontro às Quintas

A Aids em questão: história e desafios atuais no Brasil

Expositores: Richard Parker (Universidade Columbia e Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids) e Marcos Cueto (COC/Fiocruz)
Debatedora: Simone Monteiro (IOC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Chor Maio (COC/Fiocruz)
Data: 24/08/2023
Horário: 10h
Evento presencial
Local: Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar