Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'HCS-Manguinhos' estreia novo formato de edição com publicação contínua


18/04/2023

César Guerra Chevrand (COC/Fiocruz)

Compartilhar:

A nova edição da História, Ciências, Saúde - Manguinhos traz novidades em seu formato de publicação. Em seu volume 30, a revista científica da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) estreia um sistema de publicação contínua que “consiste na publicação eletrônica dos artigos da revista, isolados ou em pequenos grupos, à medida que forem aprovados e processados internamente (revisão linguística, normalização, diagramação etc.), em vez de publicar todos os artigos de cada número de uma só vez”, como explica Marcos Cueto em sua Carta do Editor. A primeira leva de textos já está disponível no portal SciELO.

Na prática, a revista deixa de ter as quatro edições anuais e passa a ter uma única edição anual, atualizada constantemente com novos conteúdos. De acordo com o editor científico da HCS-Manguinhos, a mudança faz parte das boas práticas de ciência aberta utilizadas por muitos periódicos da coleção SciELO, permitindo mais agilidade na divulgação das pesquisas e maior visibilidade ao periódico. “Oxalá essa modernização editorial e a feliz notícia da posse de Nísia Trindade Lima como ministra da Saúde representem o começo de um ano promissor para a comunidade científica e a saúde pública brasileira”, afirma Cueto.

Artigos

Seis artigos fazem parte da primeira atualização do volume 30 da HCS-Manguinhos. Doutorando do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da COC, Bruno Corrêa de Sá e Benevides assina Mal-estar social... uma agitação demoníaca: o anarquismo segundo a criminologia do médico francês Alexandre Lacassagne. Pesquisadora da Universidade Nacional Autónoma do México, Claudia Agostoni analisa a cooperação social e as ofertas terapêuticas na luta contra a tuberculose na Cidade do México, na década de 1940. Clasificando mujeres: diagnósticos psiquiátricos y subjetividad femenina en el Manicomio Provincial de Málaga, España, 1909-1950 é o título do artigo da professora da Universidade de Málaga Celia García-Díaz.

O concurso Criança Saudável na Colômbia e a busca da “criança ideal” da América Latina nos anos 1930 são os temas do texto do pesquisador da Universidade Le Havre Iván Darío Olaya Peláez. Professor da Universidade Católica do Peru, José Ignacio Mogrovejo Palomo analisa a trajetória do médico e político Luis Carranza Ayarza e o desenvolvimento de imaginários ambientais no Peru do final do século 19. As receitas médicas de Hannah Woolley: prática cotidiana e autoridade feminina na Inglaterra do século 17 é o título do artigo da professora da Faculdade Sesi-São Paulo Marina Juliana de Oliveira Soares.

Revisão historiográfica

Trópico e fronteira na obra de Sérgio Buarque de Holanda é o título da revisão historiográfica produzida pelo diplomata da embaixada do Brasil no México Luiz Feldman. Em sua análise, Feldman debate as mudanças no entendimento sobre o espaço brasileiro, operadas por Sérgio Buarque de Holanda entre a publicação de Raízes do Brasil, em meados dos anos 1930, e O extremo Oeste, dos anos 1960. De acordo com Feldman, após conceber o país a partir da noção de trópico, "o historiador desenvolve uma visão deliberadamente oposta àquela, na qual o país é concebido pela noção de fronteira".

Fontes

Um manuscrito inédito, que trata dos métodos para utilizar na recolha e remessa de sementes, tubérculos e bulbos das colônias da África e do Brasil para o Complexo de História Natural da Ajuda, em Portugal, é o destaque da seção Fontes, assinada pelo professor aposentado do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Paraná Magnus Roberto de Mello Pereira. Datada de 18 de outubro de 1802, a instrução é assinada por Antônio José de Carvalho Chaves, que era secretário de governo de Moçambique e chegara à colônia naquele exato ano.

Testemunhos Covid-19

Pesquisador da Universidade Tecnológica de Nanyang (Singapura), Jianan Huang analisa a descoberta de medicamentos para combater a Covid-19 influenciados pela medicina tradicional chinesa, na seção Testemunhos Covid-19 da HCS-Manguinhos. De acordo com o autor, apesar da resistência que enfrenta, por variados motivos, a medicina chinesa serviu de fonte de inspiração para o desenvolvimento de novos tratamentos em três níveis diferentes, utilizando-se as ervas da medicina tradicional, as fórmulas médicas e os textos médicos chineses.

Resenhas

Quatro textos compõem a primeira leva de resenhas do número 30 da revista. O livro Corpos inscritos: vacina e biopoder: Londres e Rio de Janeiro, 1840-1904, da historiadora Myriam Bahia Lopes, é o tema de Denise Sant'Anna (PUC-SP). Pesquisador da Universidade de Leeds (Inglaterra), Felipe Martínez-Fernández resenha The religion of life: eugenics, race, and Catholicism in Chile, de Sarah Walsh.

O livro Hipnosis e impostura en Buenos Aires: de médicos, sonámbulas y charlatanes a fines del siglo 19, de Mauro Vallejo, é o alvo da resenha de José Ignacio Allevi, pesquisador da Universidade Nacional do Litoral (Santa Fé, Argentina) e professor da Universidade Nacional de Rosário. Por fim, Santiago Guzmani (University College London) analisa a obra de Mauricio Nieto, Exploration, religion and Empire in the sixteenthcentury Ibero-Atlantic world: a new perspective on the history of modern science.

Voltar ao topoVoltar